O governador interino do Amazonas, Roberto Cidade, vistoriou nesta quinta-feira (16) o andamento das obras do Residencial Tarumã, na zona oeste de Manaus, e destacou o avanço do projeto, que já ultrapassa 23% de execução. O empreendimento integra o programa Amazonas Meu Lar e faz parte da estratégia do Estado para ampliar o acesso à moradia para famílias de baixa renda.

Durante a visita, Cidade enfatizou que a prioridade é garantir não apenas a entrega de unidades habitacionais, mas condições reais de qualidade de vida para os futuros moradores, com infraestrutura adequada e acesso a serviços essenciais.

“São obras que vão transformar a realidade de quem ainda não tem casa própria, com moradias estruturadas e inseridas em áreas que oferecem segurança, mobilidade e acesso a serviços básicos”, afirmou.

O residencial está sendo executado pelo Governo do Amazonas, por meio da Superintendência Estadual de Habitação, em parceria com o programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal. Ao todo, serão 176 unidades habitacionais, com apartamentos de dois quartos, sala, cozinha e banheiro.

Avanço físico e estrutura em andamento

As obras apresentam evolução consistente em diferentes etapas. Das fundações previstas, a maior parte já foi concluída, enquanto a estrutura dos blocos segue em ritmo acelerado, com dezenas de unidades em fase de construção. Também já foi iniciada a execução de novos blocos, indicando avanço contínuo do cronograma.

Na parte de infraestrutura, os serviços de terraplanagem estão praticamente finalizados, enquanto drenagem e rede de esgoto seguem em estágio avançado, preparando o conjunto habitacional para entrega com urbanização completa.

O diretor-presidente da Suhab, Jivago Castro, reforçou que o modelo adotado prioriza a localização em áreas urbanizadas, garantindo melhores condições de permanência para as famílias.

Foco em famílias em vulnerabilidade

O projeto atende principalmente famílias enquadradas na Faixa 1 do programa federal, com renda mensal de até R$ 2.850. Segundo a coordenadora da UGPE, Viviane Dutra, o público-alvo inclui mulheres chefes de família, idosos e pessoas com deficiência.

“Nosso objetivo é garantir moradia digna, com acessibilidade e estrutura adequada, oferecendo oportunidade real de melhoria de vida para quem mais precisa”, destacou.

Com investimento de cerca de R$ 30 milhões, sendo a maior parte oriunda do Fundo de Arrendamento Residencial, o residencial tem prazo de execução de 18 meses e integra um conjunto maior de projetos habitacionais em andamento no estado.

Política habitacional em expansão

O programa Amazonas Meu Lar reúne diferentes frentes de atuação para reduzir o déficit habitacional, incluindo construção de moradias, regularização fundiária, aluguel social e subsídios para aquisição de imóveis.

Desde 2019, mais de 32 mil famílias já foram beneficiadas pelas ações do programa, que se consolidou como a principal política pública habitacional do Estado.

Artigo anteriorSeminf executa intervenção na drenagem do Promorar e reforça compromisso com infraestrutura urbana
Próximo artigoSikêra Jr. deve deixar o Amazonas para disputar o Senado por São Paulo com apoio de Tarcísio, diz portal