O secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel PM Paulo Roberto Vital, se reuniu na manhã de hoje (16) com uma representação de 20 empresários da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) para discutir estratégias de combate aos casos de roubos e furtos que ocorreram nos últimos dias. Para o evento, o secretário convocou o comandante da Polícia Militar e o delegado-geral da Polícia Civil.

De acordo com o secretário, o objetivo do encontro foi avaliar as causas das ocorrências, mostrar resultados das ações de combate aos criminosos e garantir que os estabelecimentos comerciais desempenhem suas atividades com segurança em Manaus. “A primeira providência é reforçar a vigilância da Polícia Militar nas principais áreas comerciais, sobretudo nos horários e dias de maior movimentação”, disse Vital.

O secretário anunciou também que o Governo do Estado vai implantar mais câmeras de monitoramento para ampliar a vigilância eletrônica da cidade, que hoje conta com 232 unidades espalhadas na cidade.

Diretamente aos membros da Abrasel, o coronel Vital determinou que técnicos do Centro Integrado de Operações (Ciops) busquem mecanismos para facilitar a comunicação dos empresários com a polícia. “Pode ser uma linha direta, com monitoramento 24 horas dentro do Ciops, como já acontece com taxistas e condomínios”, afirmou o secretário.

Vital determinou ainda que o comandante da Polícia Militar realize por intermédio das companhias comunitárias (Cicom) do Ronda no Bairro visitas a estabelecimentos comerciais para estreitar a parceria com os empresários e prevenir a ocorrência de crimes. “Os comandantes de Cicom devem usar informações dos empresários para o planejamento diário de suas ações”, disse.

A presidente da Abrasel, Janete Fernandes, ressaltou que esse contato mais direto com a cúpula da segurança pública traz tranquilidade aos empresários porque mostra a disposição do sistema em se mobilizar em prol do cidadão e da população. “A reunião foi bem produtiva e sentimos que podemos contar com a parceria da polícia”, afirmou.

Artigo anteriorJosé Ricardo diz que há falta de merenda nas escolas municipais é uma vergonha
Próximo artigoSessão ordinária do Tribunal de Contas vai julgar 24 processos nesta quarta-feira