Na comemoração dos 122 anos de Benjamin Constant, tem novidade para a saúde da população. No dia 29 de janeiro, o prefeito David Bemerguy, o vice-prefeito Sebastião Dias e o secretário de Saúde Leusoney de Castro entregam três importantes obras que vão melhorar ainda mais o atendimento médico dos benjaminenses: inauguração da UBS Fluvial ACS Dona Dalila, que vai percorrer as comunidades ribeirinhas, reinauguração do Hospital Geral Dr. Melvino de Jesus, no bairro de Coimbra, e da UBS Enfermeira Leontina Lima da Silva, no Centro.

A UBS Fluvial ACS Dona Dalila será no porto do Dnit, resultado de um investimento de quase R$ 2 milhões do Ministério da Saúde e de cerca de R$ 900 mil de recursos próprios do município, o hospital flutuante tem toda a estrutura para garantir um atendimento de qualidade às famílias ribeirinhas: farmácia completa, laboratório, consultório médico, consultório de enfermagem, consultório odontológico, sala de procedimentos, sala de vacinas e sala de higienização do material.

A UBS Fluvial, além de levar a saúde até os moradores que vivem na beira dos rios, agiliza o atendimento, pois diminui a necessidade de deslocamento até a cidade. O barco ainda conta com equipamentos de tratamento de toda a água utilizada, além de seis camarotes completos, cozinha, refeitório e área de lazer. 

Outra obra entregue é a reinauguração da UBS Enfermeira Leontina Lima da Silva, na Rua 21 de Abril. A unidade ficou mais segura, com substituição da fiação elétrica antiga por fios novos e mais resistentes, e vai proporcionar um tratamento dentário ainda melhor para crianças e adultos, pois ganhou um gabinete odontológico novo. O prédio também recebeu pintura externa e interna nas cores da bandeira do município, além de um muro de proteção.

Para fechar com chave de ouro o dia de entrega de obras na área da saúde, tem a reinauguração do Hospital Geral Dr. Melvino de Jesus, na Rua 13 de Maio. Novos equipamentos, como duas ambulâncias, aparelho de ultrassonografia e autoclave de 250 litros para esterilização de material, além da contratação de dois médicos e dois enfermeiros de plantão, mais um cirurgião e um ortopedista, vão garantir que a população continue sendo bem cuidada.

O Hospital Geral Dr. Melvino de Jesus também passou por reformas que vão dar mais conforto aos benjaminenses, como a construção de marquise para proteger os pacientes que chegam de ambulância. Também houve climatização do prédio, troca de colchões dos leitos e instalação de um amplo estacionamento. A modernização da unidade incluiu telhado em zinco galvanizado, que é um material mais leve e durável; substituição de todas as luminárias por lâmpadas de LED, mais eficientes e econômicas; colocação de vidros novos em janelas e portas; troca dos forros por material em PVC, aumentando a durabilidade; pintura interna e externa; e garagem nova para as cinco ambulâncias que prestam socorro ao município.

Todas essas iniciativas refletem a essência da administração David e Sebastião, que é cuidar das pessoas. Muita coisa ainda precisa ser feita, mas a prefeitura está trabalhando para devolver o orgulho a essa grande família que é a cidade de Benjamin Constant. Uma coisa é certa: viver em Benjamin Constant está muito melhor!

Artigo anteriorEscolinhas de iniciação esportiva atenderam mais de seis mil crianças em 2019
Próximo artigoSensação de bexiga cheia pode indicar quadro de estenose uretral