Fotos: Miguel Almeida

A campanha “Deixa de enxerimento – importunação sexual é crime e dá cadeia”, da Comissão da Mulher, da Família e do Idoso da Assembleia Legislativa do Amazonas, chegou nesta quinta-feira (23/06) ao município de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus) para realizar uma série de ações de conscientização durante os três dias de festival folclórico na Ilha Tupinambarana.

A mobilização é uma realização do Poder Legislativo Estadual, por meio da deputada Alessandra Campêlo (PSC) e do deputado Roberto Cidade (União Brasil). A iniciativa conta com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Amazonastur e das secretarias de Segurança Pública e Cultura e Economia Criativa, além de outros poderes e instituições envolvidos na pauta da defesa da mulher.

O objetivo da campanha “Deixa de enxerimento” é combater a importunação sexual que acontece nos meios de transporte, inclusive nas embarcações regionais. A Lei de Importunação Sexual (Lei Federal nº 13.718/2018) tornou crime “praticar contra alguém e sem a sua anuência ato libidinoso com o objetivo de satisfazer a própria lascívia ou a de terceiro”. A pena é de um ano a cinco anos de prisão.

“A campanha pede respeito às mulheres, usando uma linguagem bem regional. A mensagem é clara: não queremos ser importunadas em barcos, ônibus, táxis, nos carros que fazem transporte por aplicativos ou aviões. A Comissão da Mulher está na linha de frente na defesa dos direitos e da dignidade das mulheres do Amazonas”, afirma a deputada Alessandra.

População aprova iniciativa

A campanha começou na manhã de quarta-feira (22/06), na área da balsa amarela, zona portuária de Manaus. Depois, a Comissão da Mulher embarcou, literalmente, para Parintins a bordo do navio motor Denise Coimbra.

“Achei a campanha muito criativa, principalmente por ter sido feita na época do Festival de Parintins. Nos barcos regionais a gente sabe que acontecem muitos casos de importunação sexual. Felizmente, aqui no Denise Coimbra, eles abraçaram a campanha e nós fizemos uma viagem tranquila e segura”, disse a dona de casa Daniele Mendonça.

O senhor Luiz Laan, que foi um dos responsáveis pela caravana do navio motor Denise Coimbra rumo a Parintins, ressaltou a importância da campanha “Deixa de enxerimento” para a prevenção de ocorrências de casos de importunação sexual nos meios de transporte.

“Achei a ideia sensacional. A Assembleia Legislativa, a deputada Alessandra Campêlo e o deputado Roberto Cidade estão de parabéns pela iniciativa. A campanha dá credibilidade ao nosso serviço e valoriza o papel das mulheres na sociedade”, enfatizou Luiz Laan.

Agenda na Ilha – A campanha está distribuindo materiais informativos no stand da Amazonastur na Praça da Catedral de Parintins. Também estão previstas ações junto às galeras dos bois Caprichoso e Garantido durante o festival.

 

Assessoria Dep. Alessandra Campêlo (PSC)

Artigo anteriorRandolfe consegue assinaturas para instalar CPI do MEC
Próximo artigoPorto de Parintins está reaberto; Bi Garcia fala em inoperância do DNIT na administração do porto