Vinícius Schmidt/Metrópoles

Nesta quinta-feira (4/8) o governo de Joe Biden declarou emergência de saúde pública pela varíola dos macacos nos Estados Unidos. De acordo com o Departamento de Saúde do país, há cerca de 6.600 infectados pela doença.

O comunicado foi feito pelo secretário do Departamento de Saúde dos Estados Unidos, Xavier Becerra, durante uma coletiva de imprensa. “Estamos preparados para levar nossa resposta ao próximo nível no combate a esse vírus e pedimos a todos os americanos que levem a varíola a sério”.

A declaração, segundo o governo americano, permitirá uma resposta mais ágil para o direcionamento de fundos e outros recursos federais para conter a expansão da varíola no país.

O principais sintomas da varíola dos macacos são: febre, glândulas inchadas, dificuldade para respirar, dor de cabeça e dores musculares.

Segundo a Fox News, a Casa Branca disponibilizou mais de 1,1 milhão de doses de vacina e ajudou a aumentar a capacidade de diagnóstico no país para 80 mil testes por semana.

 

Emergência mundial

A Organização Mundial de Saúde (OMS), anunciou emergência internacional em 23 de julho em decorrência da varíola dos macacos, que tem infectado pessoas em todo o mundo.

A doença já infectou mais de 17 mil pessoas em 75 países.

(Metrópoles)

Artigo anteriorSinetram retorna ao atendimento por agendamento. Confira por onde agendar
Próximo artigoAtletas de futebol de mesa embarcam para Fortaleza em busca de título no Campeonato Norte e Nordeste de 12 Toques