A Polícia Federal encontrou nessa segunda-feira os corpos de Stef Pinheiro, Aldeney Ribeiro e Luciano Freire, desaparecidos desde o dia 16 de dezembro do ano passado. Eles estavam enterrados na Terra Indígena Marmelos, dos índios tenharins. Gilson e Gilvan Tenharim (Filhos do cacique Ivan Tenharim), Adalmir Sena Tenharim (cacique da aldeia Taboca), João Bosco (cacique) e Simeão, em depoimento na Superintendência da PF em Porto Velho, confessaram o crime e revelaram o local das covas.

Depois da revelação de que os três homens estavam mortos, homens da Força Tarefa, foram para rodovia em busca do local onde os corpos estavam enterrados.

Os corpos serão encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) de Porto Velho (RO) para o reconhecimento que os familiares façam o reconhecimento.

Prisões

Polícia Federal prendeu no dia no último dia 30, Gilson e Gilvan Tenharim (Filhos do cacique Ivan Tenharim), Adalmir Sena Tenharim (cacique da aldeia Taboca), João Bosco (cacique) e Simeão, acusados de sequestrarem e de matar três homens na Transamazônica, na reserva indígena Tenharim-Marmelos. As prisões ocorreram durante a grande operação força-tarefa, que contou com apoio de helicópteros e a presença do superintendente da PF de Rondônia, na região da aldeia Tracuá, na reserva indígena em Manicoré, no Sul do Amazonas.

De acordo com a polícia os corpos do Steff Pinheiro de Souza, do funcionário da Eletrobrás Amazonas Energia Aldeney Ribeiro Salvador e do representante comercial Luciano Ferreira Freire, 30, não foram mortos pelos acusados que estavam revoltados com a morte cacique Ivan Tenharim.

Os três desapareceram no dia 16 de dezembro, quando viajavam de carro de Humaitá para Apuí, no Sul do Amazonas, pela rodovia Transamazônia.

Os índios, presos, foram encaminhados em um helicóptero para a Superintendência da Polícia Federal em Porto Velho, onde deverão ficar detidos temporariamente por 30 dias. Durante mais de um mês de buscas na aldeia, os policiais encontraram somente peças que podem ser do veículo utilizado por Luciano, Aldeney e Stef Pinheiro.

Desaparecimento

Luciano Freire, Aldeney Salvador e Stef Pinheiro foram vistos pela última vez no dia 16 de dezembro de 2013 na BR-230 (Transamazônica), nas proximidades da reserva Tenharim-Marmelo. O sumiço ocorreu no trecho que corta a reserva indígena Tenharim Marmelo, a cerca de 100 quilômetros de Humaitá.

Artigo anteriorReunião com ministra Maria do Rosário discutirá exploração sexual de crianças e adolescentes em Coari
Próximo artigoJustiça determina desativação da lixeira pública de Parintins