A segunda etapa do Curso de Defesa Pessoal e Técnicas de Imobilização foi realizada pela Prefeitura de Manaus, na tarde desta segunda-feira, 27/8, com o módulo avançado aos servidores do Comando da Guarda Municipal de Manaus. O curso é realizado em parceria com a Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), e com a Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), e tem como objetivo contribuir para as habilidades físicas dos guardas municipais, de como se defender em situações de emergências adversas da sua função pública.
A capacitação segue até a próxima sexta-feira, 31, com conteúdo programático sobre conceitos de defesa pessoal, técnicas de solo, defesa e ataque, técnicas de defesa contra agressões desarmadas e ação ofensiva.
“Conforme a orientação do prefeito Arthur Virgílio Neto, estamos iniciando essa segunda fase do curso em parceria com a Espi e a Semjel, que é uma fase de qualificação, de aperfeiçoamento avançado que está contribuindo muito para a qualidade de vida profissional dos guardas municipais que atuam na segurança patrimonial de parques, praças, terminais de ônibus e galerias populares”, explicou o diretor da corporação, Diego Coelho.
De acordo o instrutor do curso, Rudá de Souza Monteiro, a dinâmica do treinamento é voltada para a preparação da segurança e atuação dos guardas municipais. “Prepará-los não só para proteger o patrimônio público, mas o treinamento também visa a proteção dele e de terceiros em alguma necessidade de segurança que venha a ocorrer durante suas atividades profissionais”, destacou.
Guarda Municipal
A Guarda Municipal de Manaus atua na segurança patrimonial de alguns pontos turísticos da cidade, além de atuar em Unidades Básicas de Saúde (UBSs), creches municipais, Junta Militar, Terminais de Integração da Cidade Nova (T3) e São José (T5), eventos municipais e outros espaços públicos. No Parque dos Bilhares, a corporação atua de forma integrada com o reforço da Policia Militar.
Desde 2016, a corporação vem sendo modernizada para oferecer a segurança patrimonial de forma eficaz, passando por constantes cursos de capacitação, desenvolvidos em parceria com a Espi.

Artigo anteriorFeira Gastronômica do Passo a Paço ganha novos espaços do Centro Histórico nesta quinta edição
Próximo artigoProdutores rurais e pecuaristas financiam R$ 1 milhão para atividades na Região Metropolitana de Manaus