Foto: Mauro Smith

No Dia Mundial da Saúde, comemorado no domingo (7/4), o deputado estadual João Luiz (Republicanos) destacou que destinou ao longo dos mandatos na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) mais de R$ 21 milhões em emendas parlamentares à saúde amazonense.

“Garantimos materiais de insumo, condicionadores de ar, aparelhos de raio-x, tomógrafo, usina de oxigênio, ambulâncias, ambulancha, cadeiras e dentre outros materiais modernos às unidades de saúde da capital e interior do Amazonas. Colaboramos com emendas impositivas e indicativos ao Governo do Amazonas”, disse o deputado João Luiz, que na oportunidade agradeceu ao governador Wilson Lima pela execução das emendas parlamentares e requerimentos que estão beneficiando os amazonenses.

O republicano concentrou as emendas parlamentares para os Serviços de Pronto Atendimento (SPAs) da Redenção, Alvorada, Joventina Dias, São Raimundo, Coroado, Galiléia, Hospital e Pronto-Socorros como o João Lúcio, Adriano Jorge, Instituto Dona Lindu, policlínicas na capital e unidades de saúde no interior do Amazonas, além de uma ambulância para a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon).

Por meio dos requerimentos nº 1.700/2024, indicou ao governador Wilson Lima o Anteprojeto de Lei, que autoriza o Poder Executivo a instituir o Programa de Saúde da Mulher Amazônica: Prevenção e Combate ao Câncer de Colo do Útero (PSMA-CCA) e nº 546/2024, indicou a imediata implementação de uma campanha de vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV).

Nos requerimentos nº 1.603/2024, indicou ao Governo do Estado a efetivação do Anteprojeto de Lei que dispõe sobre a inclusão do registro de digitais da planta dos pés das crianças e das digitais das mães no verso da Declaração de Nascido Vivo (DNV), visando à prevenção de falsificações e nº 1.508/2024, indicou a implementação de políticas para melhorar a cobertura de atendimento pediátrico em hospitais e postos de saúde do Estado.

João Luiz também indicou ao Governo do Amazonas, por meio do Requerimento nº 29/2024, o Anteprojeto de Lei, que estabelece o aprimoramento da infraestrutura e condições de trabalho para profissionais de saúde no Estado.

Pé Diabético

Por meio do Requerimento nº 421/2022, o deputado João Luiz indicou ao governador do Amazonas, Wilson Lima, a ampliação para todo o Estado do Programa Pé Diabético, com o objetivo de resguardar-se em garantia da manutenção da saúde.

No Requerimento nº 422/2022, o parlamentar também indicou ao Governo do Amazonas, a efetivação da carteirinha de identificação do diabético, para que assim seja identificado como diabético, o indivíduo possa receber socorro e/ou atendimento eficiente.

Entregas recentes

O deputado João Luiz de forma inédita entregou, por meio de emendas impositivas, uma ambulância, além de outros equipamentos ao SPA e Policlínica Dr. José Lins, no bairro Redenção, uma ambulância e uma cadeira odontológica ao SPA Joventina Dias, localizado no bairro Compensa, equipamentos adquiridos para leitos a obesos e poltronas para acompanhantes ao Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, no bairro Adrianópolis, e condicionadores de ar, cadeiras, mesas, impressora, projetor multimídia, armário à Unidade Básica de Saúde (UBS) Nicolau Maia Guerreiro, localizada no Distrito de Realidade, no município de Humaitá.

Mutirão de consultas e exames

João Luiz também, por meio de emenda parlamentar, realizou dois mutirões de consultas e exames com a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), no Centro de Convenções Vasco Vasques, na zona Centro-Sul de Manaus, com o objetivo de diminuir a fila de espera no Sistema de Regulação (Sisreg). Este trabalho beneficiou mais de 8 mil pessoas no Estado do Amazonas.

Interior

No município de Humaitá, o deputado João Luiz destinou emendas parlamentares que foram executadas pelo governador Wilson Lima para instalação de uma usina de oxigênio e um tomógrafo, que consequentemente melhorou a vida dos moradores da região do Madeira.

O parlamentar destinou recursos para aquisição de ambulância ao Hospital Regional de Manacapuru, aquisição de medicamentos aos Hospitais Regionais nos municípios de Codajás, Manicoré (aparelho para o centro cirúrgico), dentre outros.

Os Hospitais Regionais de Carauari e Envira foram contemplados com emendas para aquisição de raio-x dentário, equipamentos laboratoriais, materiais permanentes, camas hospitalares, aparelhos de ar-condicionado e outros equipamentos.

Em São Gabriel da Cachoeira, o parlamentar informou que a UBS Geraldo Siqueira teve o aporte de investimento de emendas para ser destinado à aquisição de autoclave, sonar doppler, cadeira odontológica, aferidores de pressão, mobiliários, e dentre outros.

O republicano também preocupou-se com os municípios de Careiro Castanho, Careiro da Várzea, Iranduba, Itacoatiara (na pandemia levou oxigênio para o Hospital Regional) e Presidente Figueiredo que receberam emendas parlamentares para o aporte de aquisição de bisturi elétrico, desfibrilador, macas hospitalares, materiais de consumo e insumo, de aparelho de ultrassonografia, monitor multiparamétrico, autoclave, ampliação hospitalar, custeio de cirurgias ginecológicas e cirurgias geral contempladas no Projeto “1º Jornada Cirúrgica de Careiro Castanho”.

Nos municípios de Benjamin Constant e Tabatinga, João Luiz destinou emendas impositivas aos hospitais regionais para a aquisição de materiais de consumo, insumos, aquisição de camas hospitalares, cama obstétrica, aparelhos de ar-condicionado e equipamentos.

RespirAR

O deputado João Luiz indicou o anteprojeto ao Governo Amazonas sobre o RespirAR. O programa, que é reconhecido internacionalmente pela Organização Mundial da Saúde (OMS), já realizou mais de 359 mil atendimentos, beneficiando mais de 72 mil amazonenses, desde o seu lançamento em agosto de 2021.

Cursos

João Luiz também fez um indicativo ao governo para cursos de Agente Comunitário de Saúde. Outra indicação foi para o curso Técnico de Enfermagem Indígena, do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), em Humaitá, na aldeia Marmelo, localizada no quilômetro 126 da BR-230, a Transamazônica, além de destinar emenda parlamentar para cursos de Suporte Básico de Vida (BLS) e de Suporte Avançado de Vida Cardiovascular (ACLS) para profissionais de saúde.

Artigo anteriorVida de amazonenses mudam com indicativos do deputado João Luiz ao Governo do Amazonas
Próximo artigoDanni Suzuki expõe traições de Ricardo Pereira: “Me chifrava”