Jhonatan Darth

O deputado estadual Thiago Abrahim (União Brasil) encaminhou requerimentos às prefeituras dos 62 municípios do Amazonas para a construção de um parque inclusivo. A ideia é que o local possa acolher e integrar grupos que compõem as minorias, principalmente crianças autistas, negras, indígenas e PCDs.

“Inclusão social é o ato de integrar grupos de pessoas excluídas do contexto de socialização. Também podemos mencionar pessoas que são atingidas pela vulnerabilidade social como pessoas com baixa renda, sem-teto e moradores de rua. Importante que essas pessoas tenham um espaço de acolhimento e de lazer. Políticas de inclusão refletem na garantia do acesso de todas as pessoas a todas as oportunidades, independentemente dos aspectos de cada indivíduo ou grupo social”, disse Abrahim.

De acordo com a proposta, o ambiente deverá ser adaptado para cadeirantes e demais pessoas com deficiência. O parque inclusivo contará também com atividades para estimular crianças com mobilidade reduzida.

“O parque inclusivo deverá contar com brinquedos adaptados como gangorra, rampas e balanço com acessibilidade para cadeirantes. Também é possível realizar brincadeiras para desenvolvimento motor, de estímulo à musculatura, ossos e o estímulo psicológico dos pequenos”, explicou o parlamentar.

A matéria visa desenvolver um ambiente de lazer mais acessível para todos, que permita com que crianças conheçam e acompanhem de perto o desenvolvimento dos demais e, a partir dessa convivência, tenham um olhar de empatia pelo próximo.

Artigo anteriorArtista manauara Zekrdoso faz indie MPB intimista em “Aqui no telhado”
Próximo artigoNesta semana, Idam inicia ação de crédito rural em Urucará e Tapauá