As detentas do Centro de Detenção Provisória Feminino (CDPF) tiveram um Dia das Mães especial domingo, 13 de maio, com a realização do projeto “Amor de Mãe Ultrapassa as Grades, uma realização da Secretaria de Política para as Mulheres (SEPM), em parceria com o Departamento de Reintegração Social da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e Núcleo de Atendimento à Mulher da Defensoria Púbica do Estado do Amazonas (DPE-AM).

De acordo com a secretária de Política para Mulheres, Viviane Fernandes, o objetivo da ação foi aproximar as mães dos filhos, fortalecendo o vínculo familiar, e garantir o direito da mãe o acesso ao filho mesmo em situação de liberdade privada. “Mesmo dentro deste contexto, é necessário incentivar o convívio materno, pois não há outra experiência tão transformadora quanto a interação entre mães e filhos”, afirmou.

Segundo o Ministério da Justiça, entre os anos de 2000 e 2016 o índice de mulheres encarceradas no Brasil saltou de 6,5 para 36,4 a cada 100 mil habitantes. Durante a atividade, além das cartas e vídeos, integrantes da Igreja Batista da União fizeram apresentação de peça teatral, cânticos e mensagens para as detentas, que também cantaram músicas religiosas. 

Houve dinâmicas que proporcionaram falas positivas e reflexão sobre a importância da união para cada uma delas, que, mesmo respondendo processos por crimes diversos, podem reescrever suas histórias.

Artigo anteriorEm Parintins, Caprichoso comemorou dia das Mães com festa no Zeca Xibelão
Próximo artigoHumaitá completa amanhã 149 anos e espera público de 35 mil pessoas nos dias de festa