FOTOS: Divulgação/Detran-AM

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), por meio da Escola Pública de Trânsito (Eptran), certificou, na noite desta quarta-feira (05/06), 116 alunos participantes do curso de Capacitação Para Instrutor de Trânsito, promovido de forma gratuita pela instituição.

A certificação ocorreu no auditório da Eptran, no Shopping Via Norte, localizado na avenida Arquiteto José Henrique Bento Rodrigues, 3760, bairro Monte das Oliveiras, na zona norte de Manaus.

O curso tem carga horária de 180 horas, e capacita os participantes a ingressarem no mercado de trabalho. Para a coordenadora geral da Eptran, Rosane Aparecida Lustosa, essa certificação faz parte de uma mudança significativa na vida dos participantes.

“Por meio dessa formação, os novos instrutores podem mudar a vida dos seus alunos, pois formarão condutores mais conscientes. Dessa forma, o trânsito do nosso Estado ganha mais segurança. Além disso, eles também terão suas vidas transformadas, visto que poderão ingressar no mercado de trabalho”, destaca ela.

Legislação

Segundo o coordenador pedagógico do Eptran, Wendell Menezes, o curso abrange todas as categorias e tem formação teórica e prática referentes à legislação de trânsito. Ele ressalta que a formação é pré-requisito para diversos outros cursos ofertados pela instituição.

“Esse é um curso essencial para quem deseja ingressar em carreiras relacionadas ao trânsito. No fim das aulas, inclusive, os alunos realizam um estágio obrigatório em Centros de Formação de Condutores (CFC), o que permite o contato direto com esse mercado de trabalho”, acrescenta Wendell.

Novas turmas referentes ao curso de capacitação para instrutor de trânsito serão abertas em breve. A previsão é de que as aulas se iniciem no dia 15 de julho, com início das inscrições a partir da próxima segunda-feira (10/06), as quais podem ser realizadas na sede da Eptran.

Para quem deseja participar, alguns pré-requisitos são necessários, tais como: ter mais de 21 anos, ter mais de dois anos de habilitação, possuir ensino médio completo e não estar respondendo a processo de suspensão ou cassação de habilitação de trânsito.

Certificação

O servidor público federal Adriano Varella, 47, foi um dos alunos certificados. Ele destaca a importância da prática inserida no curso. “Nós aprendemos a formar novos condutores com eficácia. A didática é feita para que os alunos entendam cada etapa, não só na teoria, mas também na prática, o que agrega muito na qualidade dos futuros profissionais”, ressalta Adriano.

O policial militar William Coelho, 38, também participou do curso. Segundo ele, o curso é muito importante para a sua carreira. “Nós iremos formar condutores mais conscientes e preparados. O Detran-AM não está usando só a sua prerrogativa de poder de polícia, mas está também agindo de forma preventiva, a fim de evitar acidentes de trânsito”, finaliza ele.

Artigo anteriorEm visita técnica, secretário de Segurança do Amazonas conhece projeto de recuperação de celular no Piauí
Próximo artigoDenarc desmantela laboratório de droga na Zona Norte de Manaus e prende cabo da Polícia Militar