O candidato ao Governo do Amazonas pela coligação “Em defesa da vida” (MDB, PSD e a federação PT, PC do B e PV), senador Eduardo Braga, foi recebido com uma grande carreata no município de Barcelos, localizado a 400 quilômetros de Manaus em linha reta. A população da cidade, estimada em 28 mil habitantes, saiu as ruas para participar das ações de campanha do candidato, que durante o período que esteve à frente do Governo do Amazonas, investiu intensamente em ações e projetos para o desenvolvimento do interior.

O senador percorreu a cidade ao lado do prefeito de Santo Antônio do Içá, Walder Ribeiro da Costa, mais conhecido como Ceceu; do prefeito do Manaquiri, Jair Souto; do ex-prefeito de Santa Isabel do Rio Negro, Arailton do Nascimento, conhecido como Careca; juntamente com o prefeito de Barcelos, Edson Mendes.

Barcelos, que foi a primeira capital da província do Amazonas e se tornou município em 1931, tem sofrido com a falta de recursos. Em transferência por parte do estado (ICMS, IPVA, Royalties e IPI), o município recebeu este ano mais de R$ 13,6 milhões, valor que não é suficiente para a efetivação de serviços essenciais. “Prefeito nenhum tem dinheiro para asfaltar sozinho a cidade. Mas quem tem o dinheiro? É o governo do estado do Amazonas e o governo federal. Por isso, você chega hoje a Barcelos e a cidade está esburacada, muitas ruas estão sem asfalto e o governo do estado promete e não faz. Faz aliança política com adversário e fica olhando quanto pior melhor para querer pegar a revolta do povo, prá votar contra o prefeito, pra ele querer ganhar, sem se importar com o sofrimento do povo, sem se importar com a poeira, com a lama, que o povo vive e sofre”, Eduardo garantiu que irá apoiar todos os municípios, independente de aliança política ou partido.

UEA

No meio do discurso, uma das moradoras gritou um pedido para o candidato: “não esqueça a UEA”. Eduardo Braga interrompeu a fala para responder a moradora. “Ela tá lembrando que eu construí o prédio da UEA quando eu fui governador e até hoje tá sem funcionar, até hoje Barcelos está sem UEA e tá aí o prédio abandonado, no mato, e os jovens de Barcelos sem direito a ter uma universidade. Isso é verdade???”, perguntou o senador. O povo respondeu “é verdade”.

Conforme o Mapa de Conflitos (elaborado por ONGs e instituições públicas que acompanham e relatam a situação de populações vulneráveis em todo o País), o tráfico de drogas tem aumentado no interior do Amazonas. Barcelos está inserida nesta rota, onde os jovens estão sendo ‘agenciados’ para vender e, ao mesmo tempo, estimulados a consumir as drogas. Nas regiões dominadas pelo narcotráfico, têm crescido os casos de prostituição infantil, pedofilia, alcoolismo, suicídios, estupros e gravidez precoce.

O candidato Eduardo Braga comprometeu-se a implementar as obras necessárias para colocar a UEA em funcionando para garantir o futuro dos filhos de Barcelos assim como gerar emprego por meio das obras a serem executadas. “A minha chapa, eu e Anne Moura, trazemos a esperança da UEA estar funcionando aqui para os filhos da terra, de o município ter escola de qualidade, de ter médico, saúde para o povo de Barcelos. Vamos gerar emprego aqui para o pedreiro, para o auxiliar de pedreiro, para o servente, para o pessoal do comércio. O interior receberá os investimentos que tanto precisa”, garantiu Eduardo Braga.

Artigo anteriorComandante de barco é preso e indiciado pela morte de três pessoas em naufrágio em Nhamundá
Próximo artigo“A disposição desse governo aqui é para trabalhar!”, diz Wilson ao reafirmar que o Amazonas não pode voltar ao passado