Na manhã da última quarta-feira, 19/4, cerca de 140 profissionais da Educação Infantil, entre pedagogos, gestores de creches e de Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), além de assessores pedagógicos das Divisões Distritais Zonais (DDZs) participaram da mesa-redonda “Diálogos sobre o ser criança e o ser educador”, realizada no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

O evento, organizado pela Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), contou com a participação das mestras em Educação Infantil, professoras Maria Isabel Ferreira e Maria Jocicleia Printes e da professora doutora, Michelli Bissoli. Cada uma abordou um tema diferente sobre a infância e o educador.

Para a professora Roseane Freitas, gerente de formação continuada da DDPM, a ação tem como objetivo aproximar os professores formadores e assessores pedagógicos da secretaria e ampliar as referências e reflexões acerca das crianças da educação infantil.

“O professor que participa das formações tem a experiência da prática. Dessa forma ele consegue apurar mais esse olhar que nós temos quando passamos teorias, que podem ajudar em alguma dificuldade que exista na realidade dele. Então, esse momento, é para essa troca de experiência que vem dando muito certo”, explicou.

A subsecretária de Gestão da Semed, professora Euzeni Trajano, falou sobre a importância da Educação Infantil. “A educação infantil é de extrema importância porque é a primeira etapa da Educação Básica e, dentro desse processo, é necessária ao aluno para seu desenvolvimento”, destacou.

De acordo com Samantha Maczynski, gestora do Cmei Rosendo Neto, no bairro Cidade Nova, zona Norte, as formações continuadas são oportunidades de conhecimento positivo para os professores.

“Geralmente, quando o gestor ou pedagogo participam de uma formação como essa, eles voltam para a escola com várias ideias a serem aplicadas, para que ocorram mudanças benéficas dentro da sala de aula”, disse Samantha.

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