A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio do Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (CEREST Manaus) e o Comitê Municipal de Enfrentamento Relacionado ao Trabalho, vai realizar no próximo dia 28 de abril uma ação para marcar o Dia Mundial de Mobilização em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho.

A mobilização integra as atividades do “Abril Verde”, movimento internacional em defesa da Saúde do Trabalhador, que tem como objetivo discutir e monitorar as causas determinantes do acidente de trabalho.

O secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, destaca que a Semsa vem realizando uma série de ações desde o início do mês para esclarecer a população e chamar a atenção para a adoção de medidas preventivas aos acidentes de trabalho, com foco em diversas categorias de trabalhadores.

“O objetivo é chamar a atenção para evitar o acidente grave e fatal e promover a saúde dos trabalhadores, orientando para a prática de comportamentos mais seguros e por uma melhor qualidade de vida”, explica o secretário, lembrando que o município de Manaus registrou, no período de 2013 a 2016, 146 mortes relacionadas ao trabalho.

Ao longo deste mês, a Semsa, em parceria com diversas instituições, promoveu atividades relacionadas ao Dia Mundial da Saúde, 07 de abril, e no Circuito do Dia Mundial da Saúde, no dia 9, na Ponta Negra; ações referentes à Campanha da Voz, dias 11 e 12; e no dia 28 de abril, realiza o encerramento das ações com o Dia Mundial de Mobilização em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho.

Homero de Miranda Leão informa que o movimento “Abril Verde” nasceu com uma proposta da Organização Internacional do Trabalho (OIT) para relembrar um acidente ocorrido em 28 de abril de 1969, quando 78 trabalhadores foram mortos em uma explosão ocorrida em uma mina de carvão na cidade de Farmington, no Estado da Virgínia, nos Estados Unidos.

No Brasil, o mês de mobilização pelo trabalho seguro “Abril Verde” foi fruto de iniciativas das Centrais Sindicais, incorporadas pelo Ministério da Saúde e pelas secretarias Estaduais e Municipais da Saúde, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Dados – Segundo a OIT, três vidas são perdidas a cada minuto em acidentes de trabalho pelo mundo, cinco mil por dia (OIT, relatório de 2013). A cada ano, acidentes não mortais (que deixam sequelas) totalizam 317 milhões e as vítimas de acidentes de trabalho somam 270 milhões. No mundo, 2,02 milhões de pessoas morrem a cada ano devido a enfermidades relacionadas com o trabalho (OIT).

Artigo anteriorBelarmino Lins propõe emenda coletiva sobre policiais militares
Próximo artigoEducadores debatem a importância da Educação Infantil