O promotor Vinícius Ribeiro, de Manicoré, instaurou inquérito e expediu recomendação, visando garantir o cumprimento do contrato firmado pela prefeitura, sob a administração do prefeito Lúcio Flávio do Rosário para recuperação da Estrada do Sindicato e do Ramal do Monte Santo.

A medida adotada pelo promotor toma por base a constatação de indícios de ilegalidade no processo de licitação e contratação da empresa responsável pelo serviço, bem como a necessidade de garantir, de forma imediata, melhores condições de uso das duas vias.

O Inquérito Civil tem como objeto a apuração de possível fraude e inexecução do Contrato nº 374/2020, firmado entre o Município de Manicoré com a empresa Sigma Engenharia e Consultoria Ltda. Para dar trafegabilidade à Estrada do Sindicato e ao Ramal do Monte Santo, o MPAM recomendou ao prefeito Lúcio Flávio do Rosário, que, em caráter paliativo, realize reparos nos pontos problemáticos das vias, conforme relatório fotográfico encaminhado à Prefeitura.

“A recomendação atende os anseios da sociedade, posto que pessoas que moram na estrada e no ramal sofrem para se locomoverem para a zona urbana da cidade. Em visita ao local, constatamos que em diversos pontos há severos problemas estruturais. Na chuva, a estrada fica intrafegável, o que prejudica a todos”, observa o Promotor de Justiça.

Dentre as irregularidades verificadas pelo MPAM na Tomada de Preço nº 003/2020-CPL/Manicoré e no Contrato nº 347/2020, firmado pelo município com a empresa Sigma Engenharia e Consultoria LTDA, destacam-se a produção de documentos complexos no mesmo dia, pouca publicidade, falhas no projeto básico, como itens genéricos e ausência de drenagem na obra, e planilha de preços idêntica ao da empresa.

Outro Lado

O inquérito instaurado pelo Ministério Público tem como objeto a recuperação da Estrada do Sindicato e do Ramal do Monte Santo, que foi elaborado e executado pela gestão anterior via Contrato n° 374/2020. A atual administração já disponibilizou toda a documentação do referido contrato que está nos arquivos da prefeitura para o representante do Ministério Público em Manicoré, conforme sua solicitação.

Em relação a recomendação, assim como se tem atendido todas as solicitações do MP, essa também será efetivada dentro do prazo recomendado.

Artigo anteriorIndicador de mercado de trabalho da FGV sobe 1,6 ponto em abril
Próximo artigoRJ: número de mortos em operação policial no Jacarezinho sobe para 25