São Paulo — A Soldiers, uma das maiores empresas de suplementos alimentares do Brasil, foi alvo de uma operação da Polícia Civil que apreendeu 30 toneladas de creatina no início de novembro. A investigação mira uma suposta adulteração de produtos comercializados em plataformas online.

A companhia, fundada em junho de 2023, tem como sócios o casal Yuri Silveira de Abreu e Fabiula Freire, que se autodenominam o rei e a rainha da creatina. O faturamento do grupo para este ano é estimado de R$ 250 milhões.

O inquérito, instaurado na 3ª Delegacia de Investigações Gerais do Deic, apura os crimes de falsidade ideológica, associação criminosa e lavagem de dinheiro. De acordo com a equipe de investigação, o grupo empresarial teria sido especializado em burlar os sistemas de investigação para aumentar seus lucros.

Na operação deflagrada no início do mês, além da carga do suplemento, foram apreendidos equipamentos eletrônicos e aparelhos celulares. Também participaram agentes da vigilância sanitária, diante da suspeita que os produtos estavam sendo embalados de maneira irregular.

Relatório de investigação destaca técnicas precárias que seriam usadas pela empresa para dissolver creatina empedrada, utilizando martelos e chaves metálicas improvisadas. Segundo a polícia, isso expõe a matéria-prima a riscos graves de contaminação.

A equipe da Polícia Civil fala em uma “rede clandestina” de trabalhadores, que usava endereços não declarados oficialmente.

A investigação teve início em setembro, a partir de inconsistências em recibos de creatina em um estande de vendas da marca no shopping Anália Franco, na zona leste de São Paulo. Em outubro, foram cumpridos mandados de busca e apreensão em endereços ligados à Soldiers.

Reis da creatina

Nas redes sociais, onde contam com centenas de milhares de seguidores, Yuri e Fabiula fazem postagens sobre suplementação, exercícios físicos e empreendedorismo.

Em seu perfil no Instagram, Yuri faz postagens fazendo propaganda de seus produtos.

“Eles testaram a nossa creatina e ela ficou com 101% de pureza”, diz ele no trecho de um podcast. “Eu fui até entender quimicamente como que poderia ter 101% de pureza. É uma forma bem simples. Porque a creatina não é o pó, o pó é o veículo. A creatina é obtida por meio do processo de secagem. Então em 3g de creatina tem 3,03 g do componente de fato”, explica, sem citar de onde tirou os dados.

O “rei da creatina” também publicou o trecho do mesmo podcast em que o apresentador defende o produto.

“Esses dias mandei um reels para o Yuri que comparava as creatinas com carros”, diz o apresentador de um podcast no vídeo compartilhado pelo rei da cratina. “Tinha umas creatinas vagabundas que era tipo Uno, Palio… A da Soldiers é era um Rolls Royce”, conclui.

Soldiers

Por meio de nota, a Soldiers criticou a abertura da investigação que, segundo ela, ocorreu sem uma justificativa plausível. Afirmou, ainda, que os locais lacrados eram de prestadores de serviço e que o grupo tem compromisso com qualidade que vai além do exigido por lei.

Artigo anteriorLula acerta com governador do Pará visita às obras para COP30 em Belém
Próximo artigoMessi se declara ao Barcelona: “Um clube especial, diferente de todos”