JAVIER SORIANO / AFP

A boa fase de Endrick no Real Madrid virou um “problema” para o técnico Carlo Ancelotti. Isso porque, embora elogie o brasileiro com frequência, o treinador ainda não sente segurança na escalação com três atacantes que adotou para primeiros jogos da temporada, e pode fazer uma mudança que reduziria as oportunidades do jovem.

Na última semana, o jornal “Marca”, da Espanha, informou que o italiano já estuda mudar a formação da equipe e adotar um sistema tático com quatro jogadores no meio-campo. A intenção seria justamente dar maior consistência ao time nos principais jogos da temporada, como o clássico diante do Atlético de Madrid, marcado para domingo (29) às 16h (hora de Brasília).

A decisão causaria polêmica por si só, se considerarmos que um dos “galácticos” do ataque perderia a vaga na equipe para dar lugar a outro volante (Tchouaméni ou Camavinga, atualmente lesionados). Neste sentido, a lesão muscular sofrida por Mbappé facilitaria o trabalho do técnico para encaixar Endrick entre os titulares do time, pelo menos em um primeiro momento.

Mas as atuações recentes do jovem amplificam o dilema do treinador. Com apenas 49 minutos jogados na temporada (mais acréscimos), o atacante já acumula dois gols. Também foi protagonista de lances importantes, como o pênalti sofrido na goleada por 4 a 1 diante do Espanyol ou a bola na trave em seu primeiro lance diante do Alavés.

Na última quarta-feira (26), o mesmo “Marca” publicou que o brasileiro pode ser titular no clássico do final de semana, justamente na vaga que se abre no ataque. A informação vai ao encontro de algumas declarações recentes de Ancelotti, que cravou: Endrick será titular do Real Madrid em breve.

– Ele será titular em um dos próximos jogos. É o seu futuro: vai ser titular do Real Madrid em muitas partidas. Pela qualidade que tem, isso é bastante óbvio. É um garoto muito humilde, que fala muito pouco e trabalha muito – afirmou o italiano em entrevista na última semana.

Uma fala mais recente do técnico, no entanto, pode servir de alerta para o atacante. Na coletiva após a goleada por 4 a 1 sobre o Espanyol, Ancelotti deixou claro que Endrick deve ter paciência e aguardar a sua oportunidade.

– Por um lado, sim (merece mais minutos), pois está entrando bem e com muita qualidade. Por outro lado, temos Vinícius, Rodrygo e Mbappé (no ataque). Ele precisa ser um pouco paciente – resumiu o treinador.

Ancelotti tem uma decisão complexa para tomar: o técnico sabe que Endrick merece jogar, mas quer uma equipe mais segura. Este impasse só será resolvido no clássico do final de semana. Até lá, segue a expectativa por uma oportunidade para o brasileiro entre os titulares da equipe. Com informações de Istoé.

Artigo anteriorOncologia: FCecon recebe equipamento de ponta para processamento de tecido humano
Próximo artigoCraque da Copa América, James não consegue repetir atuações pela Colômbia em clubes