As calamidades públicas ou situação de emergência que ocorrem frequentemente nos municípios do Amazonas todos os anos levou o deputado estadual Fausto Souza (PSD), ontem, a encaminhar expediente sob forma de indicação ao Governo do Estado, José Melo (PROS), solicitando que institua o Fundo Especial de Desenvolvimento Socioeconômico dos Municípios do Amazonas (Fundes-AM).

De acordo com Fausto Souza, a criação desse fundo especial terá como finalidade ajudar os municípios nessas situações de risco e que possa ser destinado e aplicado em ações nas áreas de saúde, transporte e infraestrutura ou na celebração de convênios com os municípios na recuperação dos mesmos.

Fausto explicou que já se tornou rotina na Amazônia, governadores, prefeitos, senadores e deputados irem à Brasília em busca de recursos públicos financeiros para socorrerem os produtores rurais e ribeirinhos vítimas das calamidades, principalmente as que são provocadas pelas enchentes, onde ficam desabrigadas ou desalojadas.

“Quando isso acontece”, disse o deputado, “o desespero é geral, perdem todas as plantações, o gado, muitas das vezes, têm que ficar em marombas para poder sobreviver, além de perder toda a produção por falta de acondicionamento e transporte para escoar o que deu para salvar”, relatou, explicando que por isso estados e municípios muitas vezes decretam estado de calamidade pública ou situação de emergência por conta desses desastres naturais que acontecem na Amazônia todos os anos.

“Em nosso Estado não é diferente, a situação se repete ano após ano, as águas invadem os campos e as cidades e os produtores perdem tudo ficando isolados e à mercê da própria sorte e, sem recursos, apelam para as autoridades local e estadual com o objetivo de socorrê-los”, observou Fausto.

O deputado destaca que, infelizmente, os recursos dos municípios, quando afetados por essas situações causadas pelas enchentes dos rios, são escassos e não dá para socorrer e recuperar os danos causados. “Em vista disso”, afirma Fausto Souza, “torna-se imprescindível a ajuda e uma participação mais efetiva dos poderes públicos para ajudar esses municípios e seus moradores que ficam isolados por conta dos riscos causados e, a criação desse Fundo Especial de Desenvolvimento Socioeconômico dos Municípios do Amazonas é imprescindível para concretizar essa ajuda para prestar apoio e assistência técnico e social às comunidades”.

Artigo anteriorJustiça do Trabalho recebe inscrições de processos para a Semana de Execução
Próximo artigoPorão do Alemão terá hoje “Especial Legião Urbana” com Dario Aaron, cover nacional do Renato Russo