Em sua 61º edição, o Festival Folclórico do Amazonas, que será realizado pela primeira vez no Anfiteatro do Complexo Turístico Ponta Negra, na zona Oeste, trará de volta a tradicional apresentação dos grupos folclóricos em tablados, relembrando o início do festival, na década de 50.

A partir desta sexta-feira, 4/8, mais de 80 atrações passarão pelo palco, incluindo grupos das categorias Prata e Bronze, além da participação das Cirandas de Manacapuru e a banda Carrapicho. A programação será diária até o dia 16/8, a partir das 20h.

O diretor de Cultura da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) – órgão que promove o evento e apoia os grupos das duas categorias – Márcio Braz, destacou que o uso do tablado atende a um pedido dos grupos.

“Foi uma solicitação dos próprios grupos folclóricos, pois queriam voltar ao grande tablado, como no começo  do Festival Folclórico do Amazonas  no ano de 1950.  Então, atendendo as solicitações estamos devolvendo ao festival o tablado. Mas, agora, em um dos principais cartões postais da cidade, a Ponta Negra”, ressaltou o diretor.

Para o tesoureiro da Liga Independente dos Grupos Folclóricos de Manaus (LIGFM), José de Arimatéia, se apresentar no tablado aproxima os brincantes do público, compartilhando a emoção do festival.

“Os brincantes precisam dançar sentido o público, olhando, vendo as reações. Sem contar que o som das danças no tablado dá o ritmo ao festival. Danças como o Cacetinho, por exemplo, têm como marca o som do tablado. Os grupos estão ansiosos para se apresentar na Ponta Negra”, contou.

A programação completa do 61º Festival Folclórico do Amazonas está disponível no Portal Viva Manaus, pelo link www.vivamanaus.com.

Banda Carrapicho

A abertura do maior festival folclórico da região Norte nesta sexta-feira, contará com o show da Banda Carrapicho, a partir das 20h.

“Eu vejo a participação do Carrapicho na abertura do festival folclórico como uma forma de propagar nossa cultura amazonense. Nós que já tivemos tantas chances de participar de festivais folclóricos em Manaus, dessa vez, abriremos esse tradicional festival agora na Ponta Negra. Observamos que a produção se agrega melhor, até na questão da aceitação da própria população.  Sem dúvida, vai ficar muito mais bonito.  Nos sentimos honrados em poder abrir o festival com um show 100% Carrapicho”, comentou o líder da banda, Zezinho Côrrea.

Feira Gastronômica

O 61º Festival Folclórico do Amazonas contará ainda com uma Feira Gastronômica de comidas típicas. A feira terá 30 barracas de doces, salgados e comidas típicas, como tacacá, vatapá, milho cozido, entre outras. Os preços variam de R$ 5 a R$ 15. As barracas funcionarão durante todo o período do Festival, de 4 a 16 de agosto, a partir das 20h.

Artigo anteriorMinistra Rosa Weber abre cinco dias de prazo para que governo explique aumento dos combustíveis
Próximo artigo“Desafio das Cores” das cantoras Lucilene Castro e Márcia Siqueira tem estreia no Teatro Amazonas