Evandro Seixas/SES-AM

O Governo do Amazonas entregou, na quinta-feira (12/09), duas obras importantes, concluídas na Maternidade Ana Braga, zona leste: o Posto de Serviço do Alojamento Conjunto (Alcon), com toda a estrutura de enfermagem, e a Sala de Apoio à Mulher Trabalhadora que Amamenta. Os espaços são para uso dos servidores, com o objetivo de proporcionar maior conforto e suporte no desenvolvimento das atividades. No caso do Posto de Serviço, facilitando o fluxo de trabalho e o acesso a equipamentos e materiais usados na assistência às pacientes.

Na ocasião, a secretária de Estado de Saúde (SES-AM), Nayara Maksoud, destacou que o Governo do Amazonas está realizando obras de reforma e revitalização das unidades da SES-AM, em todas as zonas da cidade, sendo executadas pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE). Os investimentos fazem parte do Programa Saúde Amazonas. “Hoje, entregamos na Maternidade Ana Braga espaços que são extremamente importantes para os servidores”, destacou.

O Posto de Serviço, disse a secretária, conta com estrutura de enfermagem, de forma a facilitar o atendimento e melhorar ainda mais a assistência às pacientes. “A Sala de Apoio à Amamentação, por sua vez, é uma entrega com vários simbolismos, que valoriza a mulher trabalhadora, para que continue o vínculo com o bebê, e incentiva ao aleitamento materno”, pontuou.

Novos espaços

O diretor da Maternidade Ana Braga, Edilson Albuquerque, informou que o Posto de Serviço do Alcon nunca havia passado por reforma desde a sua criação, em 2004. Ele explicou outros dois postos serão revitalizados até o fim do ano, e que a obra recebeu também recursos de emenda parlamentar do deputado estadual Felipe Souza.

Ainda segundo o diretor da Ana Braga, a reestruturação tem o propósito de facilitar o fluxo de trabalho e o acesso a equipamentos e materiais, oferecendo às pacientes um atendimento mais eficiente e uma experiência mais acolhedora, melhorando ainda mais a qualidade do serviço prestado na unidade.

“Esse Posto de Serviço reformado e equipado irá trazer inúmeros benefícios para os nossos servidores, melhorando o atendimento das pacientes. Há 20 anos o espaço não recebia uma reforma. Quero agradecer à Secretaria de Saúde pelo apoio e empenho nesse processo”, declarou.

E a Sala de Apoio à Mulher Trabalhadora busca oferecer um ambiente confortável, seguro e privado para as mães que precisam amamentar ou extrair leite durante o horário de trabalho. “A sala é um braço do Banco de Leite Humano (BLH) da Maternidade Ana Braga, para as mulheres que estão retornando ao trabalho não precisarem fazer desmame precoce do seu bebê. Aqui, elas têm um espaço para fazer a extração do leite e levar para seu filho”, ressaltou a nutricionista Daíse Reis, coordenadora do BLH da Ana Braga.

Segundo a coordenadora, as servidoras que estão amamentando também poderão ter o atendimento com equipe multidisciplinar da unidade, que conta com nutricionista, médico, pediatra e enfermeiro. Com informações de Agência Amazonas.

Artigo anteriorFCecon e Sociedade Brasileira de Mastologia promovem capacitação sobre câncer de mama
Próximo artigoPagamento do Bolsa Família é adiantado em decorrência da estiagem em Manaus