Desenvolvida pelo professor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Fabiano Affonso, a cartilha “Latifúndios na Amazônia: Das Capitanias Hereditárias às Unidades de Conservação” é resultado de palestras realizadas ao longo de sua carreira, abordando a situação fundiária da Amazônia e como isso afeta a questão da preservação ambiental.

Partindo da época da colonização portuguesa, a cartilha analisa desde a criação das Capitanias Hereditárias, nos anos de 1500, à Unidades de Conservação, modelo atual da política ambiental brasileira.

“Latifúndios da Amazônia”, contudo, não apenas dá uma visão histórica da consolidação do território amazônico, como também lança a reflexão: afinal, quem é o dono da Amazônia? Quem tem o direito de explorar suas riquezas naturais e quem tem o papel de mantê-la protegida? Natural de Fonte Boa (AM), o professor Fabiano Affonso, formado em Agronomia e pós-graduado em Comunicação e Metodologia da Extensão Rural, sempre teve preocupação com a preservação da Amazônia brasileira, tão rica quanto ameaçada.

“Em minha vida, ouvindo o decantar e a cobiça do mundo diante das nossas riquezas, da flora, da fauna, dos minerais e da maior bacia hidrográfica, bem como vendo viver um povo miserável e uma parcela expressiva desse povo faminta, percebi que nós não éramos os donos, de fato da Amazônia, mas sim apenas caseiros, pessimamente remunerados e sempre desrespeitados e humilhados”, declara o professor.

A obra conta, ainda, com prefácio do vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, destacando a pesquisa de dados do livro.

“A Cartilha Amazônica vem com um propósito bastante definido para todos que buscam informações e saberes sobre a Região Amazônica tão esquecida e maltratada ao longo dos séculos”, diz o prefácio do general.

O trabalho de pesquisa da cartilha chamou a atenção na Assembleia Legislativa do Amazonas, que aprovou requerimento para que o material passe a ser utilizado na rede pública estadual. O documento foi encaminhado para a Secretaria de Educação do Amazonas, que deve, nos próximos meses em diante os ajustes necessários, incorporar a cartilha como material didático.

A Cartilha encontra-se à venda em alguns pontos em Manaus, mas também conta com venda online (nas versões impressa e digital) no site da Amazon e no Clube dos Autores.

Sobre o autor

Fabiano José Affonso, é amazonense, natural de Fonte Boa, no interior do estado. Seu pai foi fundador da comunidade de Porto Affonso, no Alto Solimões, que deu origem ao Município de Jutaí, em 1958. É 2º Ten R2 Infante, 1976, 1º BIS; Engenheiro Agrônomo; pós-graduado em Comunicação e Metodologia da Extensão Rural, Especialista em Projetos de Reforma Agrária e Especialista em Política e Estratégia –15ª CEPE –ADESG/AM, e professor da UEA -Universidade do Estado do Amazonas.

Artigo anteriorPrefeitura realizará leilão de imóveis nesta quarta-feira, 9/12
Próximo artigoDilema do homem contemporâneo: “Ser gentil”