Reprodução INMET

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo para chuvas intensas nesta quarta-feira (23) em áreas dos quatro estados da região Sudeste. A previsão indica acumulados de até 100 milímetros ao longo do dia e volumes que podem chegar a 60 milímetros por hora em alguns pontos, aumentando o risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios.

O aviso permanece válido até o fim desta quarta-feira e abrange diferentes regiões de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. As áreas sob alerta apresentam possibilidade de chuva forte, especialmente em locais onde o solo já está encharcado ou existem pontos suscetíveis a ocorrências relacionadas ao excesso de água.

Em São Paulo, o alerta inclui a Região Metropolitana, Campinas, Vale do Paraíba, litoral sul, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Bauru, Piracicaba, Araçatuba, Marília, Araraquara, Assis, Itapetininga e a Macrometropolitana Paulista.

Em Minas Gerais, estão incluídas a Região Metropolitana de Belo Horizonte, Zona da Mata, Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, Sul e Sudoeste de Minas, Vale do Rio Doce, Oeste de Minas, Campo das Vertentes e Central Mineira.

No Rio de Janeiro, o aviso contempla a Região Metropolitana, Baixadas, Sul, Norte, Noroeste e Centro Fluminense. Já no Espírito Santo, as áreas Central e Sul do estado estão entre as regiões incluídas no alerta.

Segundo o Inmet, a intensidade da chuva pode provocar transtornos principalmente em áreas urbanas com histórico de alagamentos e em regiões próximas a encostas. O risco de deslizamentos também aumenta em locais onde há terrenos inclinados e grande volume de água acumulada no solo.

Durante o período de chuva forte, o instituto recomenda que a população evite enfrentar áreas alagadas e permaneça atenta a sinais de instabilidade em encostas. Em situações de inundação, a orientação é proteger móveis e outros pertences da água utilizando sacos plásticos ou materiais impermeáveis.

Quando houver condições seguras para isso, também é recomendado desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, especialmente se a água estiver entrando na residência. A medida ajuda a reduzir o risco de choques elétricos e outros acidentes.

Em caso de emergência, os moradores podem acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Artigo anteriorSindicalização estabiliza em 2025, após ter registrado alta no ano anterior
Próximo artigoVotar nas eleições valerá como prova de vida para INSS