A falta de segurança para a população de modo geral com aumento do índice de assassinatos e roubos na cidade foi o tema abordado pelo deputado estadual José Ricardo (PT) durante pronunciamento, nesta quinta-feira (4), da tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Para o deputado, “essa é uma situação que preocupa a todos e uma providência por parte do governo deve ser tomada com urgência para que esse clima de terror, que reina sobre nossa cidade, seja disperso o mais rápido possível”.

O deputado cobrou das autoridades responsáveis pela Segurança Pública do Estado apurações concretas que levem aos autores do assassinato do policial militar, sargento José Cláudio Marques (Caju), que acompanhava a esposa do candidato ao Governo do Estado, Marco Antônio Chico Preto (PMN), à sede do partido no conjunto Eldorado, zona Centro-Sul de Manaus.

De acordo com o deputado, o que ocorreu não pode ficar sem solução, os responsáveis devem ser presos, para que esse não seja mais um caso como muitos que ficam na impunidade.

Peritos

O deputado citou ainda a situação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) no. 02/14, que dá autonomia ao Instituto de Perícia do Estado do Amazonas que já está em pauta para votação na sessão da próxima terça-feira (9). Ele afirmou que foi cobrado por um perito para que esteja em plenário nesse dia para a votação da proposta, garantindo a ele todo seu empenho. “O importante nesse momento é convencer os outros deputados e saber se realmente há uma decisão por parte do governo em apoiar essa PEC para dar autonomia aos peritos. De minha parte não há nenhuma restrição”, disse o deputado.

Grito dos Excluídos

José Ricardo pediu ainda a participação de todos para que participem do Grito dos Excluídos, evento que ocorre anualmente, no dia 7 de setembro, e é organizado por movimentos sociais e pelas pastorais católicas. Este ano, o lema do Grito dos Excluídos será “Ocupar ruas e praças por liberdades e direitos”.Haverá ainda a coleta de assinatura do projeto, de iniciativa popular, sobre o “plebiscito popular” com o intuito de verificar se a população deseja ou não a convocação de uma Assembleia Constituinte exclusiva para realizar a Reforma Política.

“A intenção da mobilização é demonstrar o desejo popular por mudanças no sistema político e pressionar o poder público a convocar um plebiscito oficial sobre a reforma política”, assinalou José Ricardo, que recebeu o apoio, em aparte, da deputada Conceição Sampaio (PP).

Artigo anteriorFausto pede instalação de PAC’s nos municípios que integram a Região Metropolitana de Manaus
Próximo artigoAses do Pagode faz temporada especial no Pagode do Coronel