Nos primeiros minutos deste domingo (30) a Deputada Estadual, Joana Darc, anunciou a decisão da justiça federal em que permite a guarda provisória da capivara ‘Filó’, que está no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Manaus, mas terá de ser entregue a Agenor Tupinambá para voltar a seu habitat natural.

A decisão dada pelo Juiz Federal, Marcio André Lopes Cavalcante, da 9ª Vara Civil da SJAM determinando que  a capivara seja entregue imediatamente ao seu habitat natural até que o processo seja concluído. 

Após comprovar através dos vídeos divulgados nas redes sociais das reais condições em que a capivara estava nas dependências do Ibama, o juiz determinou o “resgate” imediato de Filó.

Em um trecho da decisão judicial o juiz afirma que:

 “Conforme já explicado, a capivara Filó, até poucos dias, vivia em seu habitat costumeiro, estando em boas condições de saúde. Foi levada abruptamente do interior do Estado para a capital e encontra-se em condições que são desconhecidas, dos demais órgãos de proteção ambiental e de toda a sociedade, que tem o direito de saber o estado de saúde e as condições em que a capivara está vivendo. Percebe-se, portanto, claramente que o IBAMA está violando seu dever de transparência e de informação ambiental”.

A deputada e o influenciador, Agenor Tupinambá comemoram a decisão do juiz federal, que exigiu que a capivara seja transportada com segurança.

Veja o vídeo:

A retirada da Filó acontecerá as 08:00 da manhã deste domingo (30).

Confira Decisão

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab
Artigo anteriorNo bairro Dom Pedro, Feira da ADS comercializou mais de 115 toneladas de alimentos regionais
Próximo artigoLula lançará “novo PAC”. Ação similar foi alvo de críticas e indícios de superfaturamento no passado