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Os três pilotos da Latam na cabine de comando do avião 777-300, que bateu a cauda ao decolar do aeroporto de Milão, na Itália, com destino a Guarulhos, em São Paulo, foram demitidos. Segundo investigação da autoridade de aviação italiana, o incidente foi provocado por dados errados inseridos no computador de bordo da aeronave.

O caso aconteceu em julho deste ano, e o voo foi abortado após o incidente. O avião decolou do aeroporto de Milão-Malpensa, na Itália, ficou voando em círculos para despejar combustível, por cerca de uma hora e meia, e pousou novamente no mesmo local. Nenhum dos 398 ocupantes se feriu. Os 383 passageiros foram realocados em outros voos.

Em nota, à época, a Latam lamentou o episódio. No entanto, agora, a empresa decidiu não comentar o tema.

Dados incorretos

O relatório preliminar do incidente foi divulgado na sexta-feira (23/8) pela agência de segurança de voo italiana, a ANSV. O documento aponta que dados incorretos foram inseridos no sistema de gerenciamento de voo do computador de bordo do avião, porém, o texto não aponta quem fez a inserção dos dados. A tarefa cabe aos pilotos.

De acordo com o relatório, os dados inseridos para ângulo de empuxo, velocidade mínima de decolagem e velocidade de rotação da aeronave, entre outros, eram diferentes dos calculados posteriormente pela própria operadora do voo, dadas as condições do avião e da pista do aeroporto naquele momento.

Três comandantes estavam na cabine: um instrutor, que estava comandando a aeronave no momento da decolagem; um comandante em treinamento; e um de apoio, que assumiria a aeronave enquanto um dos outros dois estivesse em horário de descanso.

“Tail strike”

O documento afirma, também, que a aeronave teve danos em alguns componentes como resultado do “tail strike”. O evento pode causar danos estruturais ao avião e, a depender da gravidade, levar à perda do controle — mas com baixo risco de fatalidades.

A pista do aeroporto de Milão-Malpensa ficou com uma marca de 723 metros de comprimento na extensão, com até 6 cm de profundidade.

O tail strike pode acontecer em decolagens, pousos ou arremetidas, quando há contato da aeronave com a pista. No caso do avião da Latam, o incidente ocorreu na decolagem.

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