
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, destacou nesta sexta-feira (7) o papel de projetos sociais na transformação da vida de crianças e adolescentes e na redução das desigualdades durante visita ao projeto Osvaldo Alves, no bairro Coroado, Zona Leste de Manaus, ao lado do governador Roberto Cidade.
Fux, que pratica jiu-jítsu desde jovem e foi aluno do mestre Osvaldo Alves, conheceu de perto as atividades desenvolvidas pelo projeto, que atende aproximadamente 80 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
“Iniciativas como essa mudam a vida das pessoas e contribuem para diminuir as desigualdades enfrentadas, principalmente, pela população que vive nas periferias da cidade”, declarou o ministro.
A passagem pelo projeto integrou a agenda de Fux em Manaus, onde o ministro participa de compromissos ligados ao Judiciário e às comemorações pelos 50 anos do jiu-jítsu no Amazonas.
Durante encontro com mestres, alunos e autoridades, Fux também se referiu ao governador Roberto Cidade e ao deputado estadual Delegado Péricles como “amigos que sempre fazem bem ao Estado do Amazonas”.
Cidade defende Estado como parceiro dos projetos sociais
Durante a visita ao Coroado, Roberto Cidade afirmou que pretende ampliar o apoio às iniciativas que utilizam o esporte como instrumento de inclusão social.
“O Amazonas é o Estado que mais pratica o jiu-jitsu. Nosso compromisso é ampliar essas políticas, garantindo que projetos sociais tenham suporte permanente do Estado. Queremos que cada bairro de Manaus e do interior veja o governo como um parceiro real, que entende que apoiar o esporte é, antes de tudo, investir na qualidade de vida da nossa gente”, afirmou.
O governador também é autor de uma lei estadual voltada à prevenção e ao combate ao assédio e ao abuso sexual contra crianças e adolescentes em clubes formadores e academias esportivas.
A legislação estabelece protocolos destinados à proteção do público infantojuvenil nesses ambientes.
Projeto atende cerca de 80 crianças e adolescentes
O projeto Osvaldo Alves desenvolve suas atividades no Coroado e atende cerca de 80 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
A assistente de logística Maíra Praia, de 33 anos, relatou durante a visita os efeitos das atividades esportivas na rotina de seu filho de 12 anos.
“O trabalho que ele está fazendo é muito bonito. O esporte tem ajudado muito o meu filho”, afirmou.
Também participaram da visita nomes ligados ao jiu-jítsu amazonense, entre eles os mestres Kenny Pinheiro e Victor Neves. O deputado estadual Delegado Péricles acompanhou a agenda.
Fux é recebido por Cidade no Palácio Rio Negro
Após a passagem pelo projeto social, Luiz Fux também foi recebido por Roberto Cidade no Palácio Rio Negro, na noite desta sexta-feira.
O encontro serviu para apresentar ao ministro aspectos da história e da cultura amazonense. Durante a recepção, Fux foi presenteado com um quadro.
“Hoje tive a alegria de dar as boas-vindas ao ministro Luiz Fux, do STF, no Palácio Rio Negro. Uma oportunidade de conhecer um pouco mais da nossa cultura e do nosso povo. Volte sempre!”, registrou Cidade ao comentar o encontro.
A agenda do ministro na capital amazonense também incluiu participação no seminário “Desjudicialização e Modernização da Justiça”, realizado no auditório da Reitoria da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), na Avenida Djalma Batista.
Ministro participa das comemorações dos 50 anos do jiu-jítsu no Amazonas
A relação de Fux com o jiu-jítsu é um dos pontos centrais de sua nova passagem por Manaus. Praticante da modalidade desde jovem, o ministro também veio ao Amazonas para participar das comemorações que marcam os 50 anos da chegada e consolidação do esporte no estado.
Neste sábado (8), atletas, professores, mestres e praticantes participarão de uma programação especial, a partir das 17h, na Casa de Praia Zezinho Corrêa, na Ponta Negra.
Entre os homenageados estarão o mestre Reyson Gracie e o mestre Osvaldo Alves (in memoriam), que será representado por Antônio de Castro Amorim.
Os dois possuem papel histórico no desenvolvimento do jiu-jítsu no Amazonas. Reyson Gracie participou da estruturação da modalidade no estado e, juntamente com seu aluno faixa-preta Osvaldo Alves, contribuiu para a criação da primeira Federação Amazonense de Jiu-Jítsu, em 1977.
A visita ao projeto que leva o nome de Osvaldo Alves, portanto, também teve significado pessoal para Fux, que foi aluno do mestre e voltou ao Amazonas em meio às homenagens aos responsáveis pela consolidação da modalidade no estado.
Confira







