Reprodução/Youtube

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o governo discute com o Banco Central uma possível restrição à oferta de mais de um cartão de crédito por pessoa. Segundo ele, a medida teria como objetivo reduzir o endividamento da população.

A declaração foi feita durante entrevista ao Flow Podcast, na noite desta quinta-feira (1º/10). Lula criticou a facilidade de acesso ao crédito e afirmou que algumas instituições oferecem cartões mesmo sem solicitação dos clientes.

A proposta ainda está em discussão e não há, até o momento, uma regra anunciada ou detalhamento sobre como uma eventual limitação funcionaria.

Presidente critica juros do cartão

Durante a entrevista, Lula também criticou as taxas cobradas no crédito rotativo. Dados divulgados pelo Banco Central apontam que a taxa média dessa modalidade chegou a 449,4% ao ano em agosto.

O presidente relacionou a discussão sobre os cartões ao aumento do endividamento das famílias e defendeu mudanças nas políticas de crédito.

Lula também mencionou o Desenrola 3.0, nova etapa do programa de renegociação de dívidas anunciada pelo governo. A iniciativa prevê mecanismos para adquirir carteiras de débitos com desconto e transferir as condições obtidas aos devedores.

A eventual limitação na quantidade de cartões dependerá da definição das regras e de como a medida será implementada pelas autoridades responsáveis.

Com informações de Metrópoles

Artigo anteriorLula e Flávio Bolsonaro concentram agendas no Sudeste antes do primeiro turno
Próximo artigoONU pede que Tennessee não tente executar novamente mulher que sobreviveu à injeção letal