Reprodução/YouTube

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos pediu nesta quinta-feira (1º/10) que o Tennessee, nos Estados Unidos, não realize uma nova tentativa de execução de Christa Pike, de 50 anos. A condenada sobreviveu à aplicação de duas doses de pentobarbital durante um procedimento de injeção letal na quarta-feira (30/9).

Segundo relatos de advogados e testemunhas, Pike continuou respirando após receber o medicamento e posteriormente foi levada de ambulância para atendimento hospitalar.

Após o episódio, o governador do Tennessee, Bill Lee, suspendeu as execuções previstas no estado até o fim de 2026 e determinou uma investigação independente. O Departamento de Correção afirmou que os procedimentos previstos no protocolo estadual foram seguidos.

ONU questiona nova tentativa de execução

O alto-comissário da ONU para os Direitos Humanos, Volker Türk, pediu às autoridades que não submetam Pike a uma nova tentativa e reiterou a posição da organização contrária à pena de morte. Especialistas independentes em direitos humanos também defenderam a comutação da sentença.

Pike foi condenada à morte em 1996 pelo assassinato de Colleen Slemmer, de 19 anos, ocorrido no ano anterior. A execução faria dela a primeira mulher executada pelo Tennessee em mais de dois séculos.

O procedimento ocorreu após disputas judiciais envolvendo recursos apresentados pela defesa. Um tribunal federal chegou a suspender temporariamente a execução, mas a Suprema Corte dos Estados Unidos posteriormente autorizou sua realização.

Com a investigação aberta pelo governo estadual, uma eventual nova tentativa de cumprir a sentença permanece indefinida.

Com informações de Metrópoles

Artigo anteriorLula diz discutir com BC limite de um cartão de crédito por pessoa
Próximo artigoMais de 400 escolas suspendem aulas presenciais na França após protestos