Emocionada, agricultora chora ao receber motor rabeta e é abraçada pela prefeita de Maués, Macelly Veras, durante entrega do programa Renda Cidadã

A prefeita de Maués, Macelly Veras, destacou a força e o papel das mulheres que vivem e trabalham na zona rural durante mais uma etapa do programa Renda Cidadã, realizada nesta sexta-feira (28), no Ginásio Deodato de Miranda Leão. A ação beneficiou mais de 1,3 mil pessoas e incluiu auxílio financeiro de R$ 150, além da entrega de 26 motores rabeta e 26 kits de telhas.

Ao conversar com as beneficiárias, Macelly chamou atenção para uma realidade enfrentada diariamente por famílias das comunidades mais distantes: as dificuldades de deslocamento pelos rios para trabalhar, pescar, levar os filhos à escola e chegar até a sede do município.

“Olha só! Estão aqui mulheres que estão na lida todos os dias pra cuidar dos seus filhos, pra levar filho pra escola. Essa é minha irmã, o marido vinha remando lá da comunidade pra cá, agora já vai vir de rabeta. Todas essas mulheres aqui, mulheres aguerridas e corajosas como são as mulheres do município de Maués”, afirmou a prefeita.

A declaração ocorreu enquanto Macelly conversava com uma das mulheres contempladas com um motor rabeta. A beneficiária explicou como o equipamento deverá mudar a rotina da família.

“Essa rabeta vai pro meu trabalho, pescar… levar minha filha pra estudar”, contou a agricultora.

Benefícios chegam às comunidades rurais

A entrega contemplou moradores de diferentes polos da zona rural de Maués e, segundo a administração municipal, faz parte da estratégia de ampliar o alcance das políticas de assistência para além da sede do município.

Os 26 motores rabeta têm importância especial para famílias ribeirinhas, que utilizam os rios como principal meio de deslocamento. Os equipamentos podem ser utilizados tanto nas atividades de geração de renda, como a pesca e a agricultura, quanto no transporte das famílias.

Já os 26 kits de telhas foram destinados à melhoria das condições estruturais das residências dos contemplados.

Além dos equipamentos e materiais, mais de 1,3 mil pessoas foram beneficiadas com a bolsa de R$ 150 do Renda Cidadã.

“Mulheres fortes”, afirma Macelly

Durante a entrega, Macelly Veras voltou a ressaltar o trabalho das mulheres que contribuem diretamente para o sustento de suas casas e enfrentam as dificuldades próprias da vida nas comunidades rurais.

“Aqui a gente conclui mais uma entrega do Renda Cidadã para homens e mulheres, mas para mulheres fortes que todos os dias estão trabalhando para prover o sustento de suas famílias. Parabéns, vocês merecem muito”, declarou a prefeita.

O programa é resultado de parcerias que envolvem o deputado estadual Mário César Filho e o deputado federal Silas Câmara. Para a gestão municipal, a articulação permite ampliar os benefícios destinados principalmente às famílias que vivem nas áreas mais distantes de Maués.

A entrega desta sexta-feira reforçou, segundo a Prefeitura, a política de levar assistência às comunidades rurais e, ao mesmo tempo, oferecer instrumentos que possam melhorar as condições de trabalho, moradia e deslocamento das famílias mauesenses.

Artigo anteriorAmazonense Clarice Ribeiro conquista primeira medalha em Grand Slam ao derrotar portuguesa Catarina Costa
Próximo artigoRoberto Cidade dialoga com comerciantes e reforça propostas durante corpo a corpo na zona Leste