Aos 18 anos, a amazonense Clarice Ribeiro alcançou um dos maiores resultados de sua jovem carreira no judô internacional. A atleta conquistou sua primeira medalha em um Grand Slam ao vencer a experiente e multimedalhista portuguesa Catarina Costa, de 29 anos, na disputa pelo bronze da categoria até 48 quilos, em Lausanne.

Clarice não se intimidou diante de uma adversária 11 anos mais velha e com extensa experiência no circuito mundial. Logo no início do combate decisivo, a amazonense conseguiu um yuko sobre Catarina Costa e administrou a vantagem para assegurar um lugar no pódio.

A medalha ganha ainda mais importância pelo desempenho apresentado por Clarice ao longo da competição. Antes de chegar à disputa pelo bronze, a amazonense acumulou três vitórias consecutivas e deixou pelo caminho adversárias de diferentes potências do judô mundial.

Na estreia, Clarice derrotou a japonesa Yua Mori. Nas oitavas de final, passou pela chilena Mary Dee Vargas e, nas quartas, conseguiu uma das vitórias mais expressivas de sua campanha ao superar a chinesa Wenna Zhuang, atual número 3 do ranking mundial.

A sequência de vitórias colocou a brasileira na semifinal. Clarice acabou superada por ippon pela russa Marina Vorobeva, resultado que a levou para a luta pelo terceiro lugar.

Diante de Catarina Costa, a amazonense se recuperou e confirmou a campanha histórica com o bronze, garantindo sua primeira medalha em uma competição de nível Grand Slam.

Bronze vale pontos na corrida para Los Angeles 2028

Além do lugar no pódio, o desempenho em Lausanne teve peso importante para os planos olímpicos de Clarice Ribeiro.

A amazonense somou 500 pontos no ranking mundial classificatório para os Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028. Os brasileiros Michel Augusto, na categoria até 60 quilos, e Rafaela Rodrigues, até 52 quilos, também conquistaram medalhas e acrescentaram 500 pontos cada ao ranking.

O resultado coloca Clarice em evidência no início do ciclo olímpico e reforça a presença de uma jovem atleta do Amazonas na disputa por espaço entre os principais nomes do judô brasileiro e mundial.

Michel Augusto também conquista bronze

Outro brasileiro a subir ao pódio em Lausanne foi o paulista Michel Augusto, de 21 anos, recém-campeão do Grand Prix de Lima.

Na disputa pelo bronze dos 60 quilos, Michel enfrentou o atual campeão asiático Ruslan Poltorastskii, do Bahrein. Após um confronto equilibrado, o brasileiro marcou um yuko no golden score e garantiu a medalha.

Michel iniciou sua participação derrotando o belga Oliver Naert e, nas oitavas, venceu o israelense Yehonatan Veksler. Nas quartas de final, foi superado pelo sul-coreano Harim Lee e seguiu para a repescagem.

Para continuar na disputa por medalha, enfrentou o francês Luka Mkheidze, atual vice-campeão olímpico. O brasileiro conseguiu a revanche da final do Grand Slam de Tbilisi do ano passado e derrotou o francês por imobilização no golden score, avançando para a disputa pelo bronze.

A etapa de Lausanne do circuito mundial de judô, realizada pela primeira vez, segue até domingo (30).

Artigo anterior‘O Amazonas precisa entrar no mapa dos investimentos nacionais’, diz Tadeu de Souza na estreia da campanha no Rádio e na TV
Próximo artigoMacelly destaca força das mulheres rurais durante entrega do Renda Cidadã a mais de 1,3 mil pessoas em Maués