Brasil 247- Um áudio do dr. Fábio Jatene, Diretor do Serviço de Cirurgia Torácica do Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas, da noite da quarta-feira, apresenta um cenário dramático para a disseminação do coronavírus no país. Ele relata reunião com alguns dos mais renomados médicos de São Paulo que preveem: em quatro meses haverá 45 mil pessoas com coronavírus só na Grande São Paulo e 11 mil precisarão de UTIs, que não existem nesse número.

Os médicos se dizem “apreensivos” e reconhecem que não se sabe como será o comportamento do coronavírus no calor, que não se pode dizer no momento se a situação no Brasil será melhor, igual ou pior que na Europa, por exemplo: “não tem nenhuma evidência científica que será diferente”. 

Participaram da reunião científica, entre outros médicos, Davi Uip (infectologista), Esper Cavalheiro (neurologista) e  Marcelo Amato (intensivista, especializado em UTIs). 

Segundo Uip, os casos devem explodir no país a partir de agora e que o foco máximo de atenção são os idosos. A taxa de mortalidade entre eles chega a 18%, enquanto entre os jovens é de 0,2%.

Segundo UIP, as pessoas devem cancelar qualquer viagem marcada para fora do Brasil, porque o risco de ficarem presas em quarentenas é muito grande.

O cenário, segundo os médicos, é de muita preocupação. Eles preveem também que em quatro meses o pico da doença deverá passar; mas que apenas em 2021, o vírus torna-se “normal, pequeno”.

Ouça: 

https://www.fatoamazonico.com/audio-do-medico-fabio-jatene-nao-e-falso-afirma-coordenador-do-centro-de-contingenciamento-do-novo-coronavirus/

Artigo anteriorRui Costa diz que Bolsonaro tratou miliciano como “ente querido”
Próximo artigoRascunho automático