Considerada a mais alta comenda do Poder Legislativo, a Medalha Ruy Araújo foi concedida ao diretor-presidente da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), médico Gerson Mourão, na manhã desta segunda-feira (18), durante Sessão Especial, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).

A solenidade, proposta pelo deputado estadual João Luiz (Republicanos), contou com a participação de médicos, pacientes, profissionais da área de saúde e familiares do homenageado.

Gerson Mourão é médico mastologista, ginecologista, obstetra, cirurgião oncoplástico e de reconstrução mamária, com experiência em cirurgia de videolaparoscopia.

“Por meio dessa homenagem, a Casa Legislativa, que representa o povo, destaca o excelente trabalho desenvolvido pelo médico Gerson Mourão em prol da sociedade amazonense, com profissionalismo e comprometimento. É o reconhecimento das mais de três décadas de dedicação à medicina, sempre com a árdua missão de salvar vidas”, destacou o deputado João Luiz.

Para o médico Gerson Mourão, a homenagem se estende a toda a sua equipe que, há décadas, luta contra o câncer no Estado do Amazonas. “Eu e meu grupo da Fundação Cecon recebemos essa homenagem com muito carinho. A medalha foi concedida a mim, mas, simbolicamente, pertence a todos que lutaram comigo ao longo de 30 anos, em campanhas relacionadas à mama e pelo interior do Estado. Todos nós nos sentimos muito honrados”, agradeceu Mourão.

Com 65 anos, dos quais 29 anos dedicados à FCecon, Gerson Mourão foi pioneiro na realização do procedimento de videolaparoscopia ginecológica na instituição médica e o primeiro em técnicas de conservação de mama e axila no Estado.

Participaram, ainda, da solenidade os deputados estaduais Delegado Péricles (PSL) e Mayara Pinheiro (PP); os vereadores Wallace Oliveira (Podemos) e Professora Jacqueline (sem partido); e, representando o prefeito de Manaus, o secretário Municipal de Articulação Política, Luiz Alberto Carijó.

Artigo anteriorPRÊMIO E SANÇÃO – Felix Valois                        
Próximo artigoAprovado PL de Alessandra Campêlo que cria Estatuto da Mulher Parlamentar no Amazonas