Amazonas tem 237.628 mil eleitores filiados a partidos políticos, o que representa somente 9,8% das 2.428.100 pessoas que integram todo o eleitorado do estado. Nos últimos dois anos, o número de filiados aos partidos aumentou 3,7%. Esses são alguns dos indicadores que foram atualizados pelo Tribunal Superior Eleitoral, que disponibilizou o perfil do eleitorado do país nesta quarta-feira (1º).

São 8.451 mil eleitores a mais que se filiaram aos partidos políticos no Amazonas se comparado com o número de filiados existentes há dois anos.


● Número de eleitores filiados: 179.248
Fonte: TSE

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) lidera ranking com maior número de filiados no estado, seguido do Partido Social Cristão (PSC) e Partido dos Trabalhadores (PT).

NÚMERO DE FILIADOS POR PARTIDO NO AM

Filiados 19.152
Fonte: TSE

O sociólogo e cientista político, Luiz Antônio Nascimento, explicou que a filiação partidária brasileira é expressiva e demonstra o interesse de cidadãos de participar diretamente da política em todo país.

“Diferente do quem tem sido noticiado, a filiação aos partidos continua ocorrendo. As pessoas procuram se organizar nos partidos, nos sindicatos e associações para amplificar sua voz. Quando perguntamos o motivo essas pessoas se filiarem, a maior parte das vezes diz que tem uma ansiedade e vontade de fazer política, de se envolver com a política, e vê que o lugar para fazer isso é o partido político. As pessoas filiadas expressam uma vontade de participação orgânica. Quando você pega os simpatizantes aos partidos, esse número aumenta de forma bastante importante”, avaliou sociólogo e cientista político.

O que é filiação partidária?

A filiação partidária é o ato pelo qual um eleitor aceita, adota o programa e passa a integrar um partido político. Esse vínculo que se estabelece entre o cidadão e o partido é condição de elegibilidade.

O que analisar antes de se filiar a partido político?

O cientista político Luiz Antônio Nascimento sugere que a pessoa identifique os próprios aspectos ideológicos e compare com os dos partidos políticos.

“A pessoa primeiro tem se identificar qual espécie ideológica que ela se percebe. Se é centro, direita, esquerda, esquerda moderada, esquerda radical, centro-direita e etc. A partir daí identificar os partidos políticos que tinham programas e condições para se filiar”, recomendou.

Artigo anteriorHomem morto após ser baleado na Praça da Saudade
Próximo artigoPrefeitura lança pacote de cursos de qualificação gratuitos