As comissões para a Prevenção, capacitação e controle do uso e abuso ao álcool e outras drogas no Amazonas, Da mulher advogada, e OAB vai à escola, continuam suas atividades de conscientização sobre a Síndrome Alcoólica Fetal.No último dia 18 as comissões firmaram mais uma parceria e apresentaram palestra para o conhecimento dessa síndrome pouco conhecida e difundida no estado do amazonas.

A Instituição Casa Mamãe Margarida, dirigida pela Irmã Liliane Daou, convocou todos os seus educadores para a palestra sobre o assunto e análises de casos concretos. Tal instituição abriga crianças e jovens em risco social. Pessoas que sofreram abusos de todas as espécies e atualmente são abrigadas para segurança e melhoria da condição de vida. Muitos convivem diariamente no mundo das drogas e do álcool, tendo como algozes seus próprios familiares.

Os professores puderam identificar em seu público alvo diversas características da SAF, não só físicas como comportamentais.

Tal parceria servirá para a multiplicação das informações a respeito do tema e mobilização para tomadas de decisões nessa e em outras instituições.

Segundo a Diretora da Instituição, serão oferecidas nas escolas da localidade palestras e cursos já com o tema inserido no contexto. Os jovens também criarão e encenarão peça de teatro para a conscientização da SAF. Camisas, enquetes, desenhos serão desenvolvidos para a divulgação e apoio da semana de conscientização da SAF que ocorrerá a partir do dia 09 de setembro captaneada pelas Comissões envolvidas. O dia 09 de setembro é o dia internacionalmente reconhecido para a divulgação da Síndrome Alcoólica Fetal.

A OAB vai à escola também realizará ciclo de palestras sobre temas de direito de interesse da Casa Mamãe Margarida, segundo o advogado Plínio Morely de Sá Nogueira, presidente dessa Comissão.

Do mesmo, modo já foram verificados temas que envolvam a saúde e os direitos das mulheres e situações concretas para serem estudadas pela Comissão da Mulher Advogada, Presidida pela Dra. Glaucia Soares no intuito de contribuir com o trabalho da instituição, levando conhecimento e orientação à comunidade que lá frequenta.

A Dra. Sônia Agra mostrou o compromisso da comissão no atendimento das questões que envolvem a mulher e a família como um todo.

Por fim, a Presidente da CPAD/OAB comemorou a receptividade e a aceitação da instituição para um tema que até poucos dias era desconhecido pela sociedade amazonense.

"A conscientização está tomando proporções fantásticas. Mais uma vez, a OAB cumpre com seu papel social de levar à comunidade informações de situações reais que afetam toda a sociedade e meios de prevenir e combater as injustiças sociais em busca dos direitos garantidos por lei" Alice Sobral.

Artigo anteriorConfirmado Campori de Desbravadores sul-americano para 2019
Próximo artigoNo lançamento de sua candidatura Bi Garcia une em palanque Arthur, Melo e Omar