A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), deu início às obras de pavimentação de toda a extensão do ramal do São Francisco, localizado no quilômetro 42 da rodovia AM-010. No local, serão aplicadas aproximadamente duas mil toneladas de massa asfáltica em toda a via.

A ordem de serviço para a realização dos trabalhos foi assinada na manhã deste domingo, 26 de maio, pelo prefeito de Manaus, David Almeida, e pelo Secretário de Obras, Renato Junior. Segundo o prefeito, o projeto de infraestrutura visa melhorar a qualidade de vida dos moradores da região, que há mais de 40 anos aguardavam por essa ação.

“É um avanço na infraestrutura dos ramais em torno da cidade de Manaus. Aos poucos, estamos avançando e, dentro do nosso cronograma e das nossas condições, vamos asfaltando todos esses ramais e proporcionando uma melhor qualidade de vida para a população,” disse Almeida.

Importância do Ramal

O ramal do São Francisco é um dos principais responsáveis pelo fluxo de distribuição de produtos agrícolas da área. No trecho, as equipes do distrito de obras realizaram terraplanagem, imprimação para iniciar a aplicação de massa asfáltica e compactação do solo.

“É com grande satisfação que anunciamos o início das obras de pavimentação aqui no Ramal São Francisco. Hoje, começamos a terraplanagem, que é a preparação do terreno para receber o asfalto, envolvendo a remoção de irregularidades e a compactação do solo. Em seguida, aplicaremos o asfalto, melhorando significativamente a infraestrutura para a população da comunidade São Sebastião,” concluiu o Secretário de Obras, Renato Junior.

Impacto da Pavimentação

A estimativa de aplicação de pavimento no trecho é de duas mil toneladas de massa asfáltica. Esse serviço deverá impactar positivamente as famílias e os produtores rurais, que atualmente enfrentam dificuldades no deslocamento.

Os moradores da comunidade São Sebastião, que será contemplada pelos serviços de infraestrutura, relatam que há mais de 45 anos aguardavam pela melhoria, especialmente os comerciantes, que eram os mais prejudicados pelas dificuldades enfrentadas para escoar seus produtos devido às péssimas condições da via.

“Já estamos esperando esse asfalto há um bom tempo e, com certeza, vai contribuir ‘gigantemente’ com a comunidade. É um asfalto que vai melhorar o nosso acesso tanto para vir quanto para voltar. Aqui já aconteceram alguns acidentes e, quando chove, fica muito liso, mas agora com o asfalto será uma melhoria total para todos nós,” relatou o comerciante William Lima.

Programa “Asfalta Manaus”

Outros cinco ramais foram contemplados com o serviço de pavimentação com acesso à AM-010, pelo programa “Asfalta Manaus”, enquanto os ramais Água Branca 1, Cachoeira do Leão, Matrinxã, Ipiranga e Bom Jesus já foram pavimentados. Isso tem melhorado a infraestrutura rural, facilitando o escoamento da produção agrícola e o acesso aos serviços essenciais.

Artigo anteriorDa atuação à criação por trás das câmeras: Jacqueline Sato é expoente na luta por representatividade
Próximo artigoAdutora rompe no bairro de Santa Luzia e causa transtornos a moradores e deixa parte da Zona Sul sem água