
O governador eleito do Amazonas, Omar Aziz, colocou a redução da fila de consultas, exames e procedimentos especializados entre as prioridades para o início de sua gestão, em janeiro de 2027. Em reunião com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em Brasília, nesta quarta-feira (28), ele discutiu medidas emergenciais e a participação do governo federal na reestruturação da rede pública estadual.
A principal meta anunciada por Omar é reduzir significativamente, nos primeiros 100 dias de governo, a fila do Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), que organiza o acesso dos pacientes a consultas, exames e procedimentos especializados. A proposta busca enfrentar um dos problemas que afetam os usuários do sistema público de saúde no estado.
O encontro contou também com a presença do senador reeleito Eduardo Braga e do deputado federal reeleito Adail Filho. A agenda dá início às articulações para colocar em prática as propostas apresentadas durante a campanha eleitoral, com foco na ampliação do acesso aos serviços e na recuperação da estrutura de atendimento.
Após a reunião, Omar afirmou que a discussão no Ministério da Saúde representa o primeiro passo para cumprir os compromissos assumidos com a população e destacou o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro Alexandre Padilha.
“Aquilo que nos comprometemos na campanha, nós viemos discutir aqui no Ministério: a questão da saúde do estado do Amazonas. Hoje é o primeiro passo. A partir de janeiro, se Deus quiser, nós vamos mudar, e a mudança vai ser muito grande para resolver um grande problema que o Amazonas enfrenta”, declarou.
Recuperação da rede estadual
Além de reduzir a fila do Sisreg, as medidas discutidas envolvem a recuperação de hospitais e maternidades e a melhoria das condições de funcionamento de Serviços de Pronto Atendimento (SPAs), policlínicas e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
A proposta é promover uma reestruturação mais ampla da rede estadual, com o objetivo de melhorar as condições de atendimento à população. A execução das medidas, no entanto, dependerá da definição das ações e da implementação do plano de governo a partir de janeiro.
O senador Eduardo Braga afirmou que pretende apoiar as mudanças no setor e reforçou a prioridade atribuída à saúde na futura administração estadual.
“Eu acho que a saúde é a nossa prioridade número um e, como nós dissemos, nós vamos reconstruir a saúde do estado do Amazonas”, declarou.
Governo federal sinaliza apoio
Durante a reunião, o ministro Alexandre Padilha confirmou o compromisso do governo federal em colaborar com as mudanças planejadas para a saúde do Amazonas.
“Pode contar com o compromisso do presidente Lula para ajudar a mudar a realidade da saúde do Amazonas”, afirmou.
A articulação em Brasília antecede o início da nova gestão estadual e busca estabelecer uma parceria entre os governos estadual e federal. Entre os principais desafios estão a redução do tempo de espera por atendimento especializado e a recuperação da capacidade de funcionamento das unidades de saúde.
A meta dos primeiros 100 dias estabelece um prazo inicial para as ações relacionadas ao Sisreg. Os resultados dependerão das medidas adotadas, dos recursos disponíveis e da capacidade de ampliar a oferta de consultas, exames e procedimentos à população.







