![54321391910_335e12a249_c (1)](https://fatoamazonico.com.br/wp-content/uploads/2025/02/54321391910_335e12a249_c-1-696x465.jpg)
Falta de documentação, pneus desgastados e veículos sem itens obrigatórios foram algumas das irregularidades encontradas pela Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), durante a operação “Carga Pesada”, realizada na avenida General Rodrigo Otávio Jordão Ramos, zona Sul da cidade, nesta terça-feira, 11/2.
Agentes de trânsito abordaram 254 veículos de grande porte e verificaram as condições físicas dos caminhões, assim como documentação dos motoristas. A operação resultou na remoção de nove veículos e 47 autuações.
Também participaram da operação a Ronda Ostensiva Municipal (Romu), da Guarda Civil Metropolitana (GCM), Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), além de outros órgãos.
O músico Gabriel Pereira, 38 anos, que passava pelo local, aprovou a fiscalização. “Este tipo de operação é importante, porque obriga o motorista a ter mais responsabilidade com o veículo. E a prefeitura também vai estar ali fazendo seu papel de cobrança, de monitoramento. Com isso, nós, como pedestres, nos sentimos também mais seguros ao caminhar pelas ruas da cidade. A fiscalização passa a sensação de mais segurança”, disse.
Para o diretor de Operações do IMMU, Stanley Ventilari, a medida visa evitar acidentes e orientar motoristas a obedecerem às normas de trânsito. “Estamos aqui em mais uma grande operação na avenida General Rodrigo Otávio Jordão Ramos para fiscalizar os veículos pesados que transitam nesta área. Aqui já houve vários acidentes e, para que a gente tenha mais segurança, estamos intensificando a fiscalização. Em pouco tempo, verificamos diversos veículos irregulares”, destacou.
Nos dois primeiros meses de 2025, as fiscalizações resultaram em mais de 450 abordagens a veículos de grande porte, 125 autuações e 27 remoções.
Entre as irregularidades identificadas nos veículos apreendidos destacam-se veículos sem condições de trafegabilidade segura, devido a pneus em condições precárias de conservação; carga mal-acondicionada e documentação irregular.