O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou, nesta segunda-feira (22/11), que não trabalha com a possibilidade de levar direto ao plenário a sabatina de André Mendonça, indicado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ao Supremo Tribunal Federal (STF).

A medida ignoraria o rito previsto para a apreciação de indicações de autoridades. Tradicionalmente, os nomes são avaliados, em primeiro momento, pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e, posteriormente, envados à apreciação do plenário da Casa.

Desta vez, no entanto, o presidente do colegiado, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), resiste à ideia de pautar a sabatina do ex-advogado-geral da União. Pacheco, no entanto, manteve o discurso de confiança de que o ex-presidente da Casa cederá às pressões dos demais senadores e pautará a indicação de Mendonça.

Vale lembrar que o presidente do Senado convocou para os dias 30 de novembro a 2 de dezembro a chamada semana de esforço concentrado, destinada a apreciar todas as indicações de autoridades ainda pendentes de votação na CCJ e pelo plenário.

“Eu não estou considerando essa hipótese [de levar a indicação de Mendonça direto ao plenário] nesse momento porque foi designado a semana de esforço concentrado. Houve a solicitação aos membros comissão que possam fazer sabatinas, vamos confiar que as comissões realizarão essas sabatinas”, defendeu Pacheco.

A semana de esforço concentrado decorre da necessidade de que os senadores estejam presencialmente no plenário da Casa para votarem as indicações. Em razão da pandemia, o Senado tem funcionado de maneira semipresencial, em que os parlamentares estão autorizados a participar das comissões e votações de forma virtual em seus respectivos estados.

“É uma convocação a todos os senadores para que possam estar em Brasília, no plenário do Senado Federal, para votar todas essas indicações, inclusive a indicação do ministro André Mendonça. E tem expectativa de que a Comissão de Constituição e Justiça possa fazer essa sabatina do da indicação do ministro André Mendonça e das outras também pendentes, assim como as demais comissões em relação àquelas indicações que lhes couberem”, completou. (Metrópoles)

Artigo anteriorMaradona foi enterrado sem coração, revela jornalista argentino
Próximo artigoEm área tombada, prédio histórico da Santa Casa tem obra embargada pela PMM e Iphan por ausência de licença