O padre Zenildo Lima da Silva foi nomeado pelo Papa Francisco nesta quarta-feira 27 de setembro, bispo auxiliar da Arquidiocese de Manaus, cidade onde ele nasceu em 14 de outubro de 1968 e Igreja local onde foi ordenado presbítero em 04 de agosto de 1996.

Sexto filho de uma família de 10 irmãos, o padre Zenildo Lima ingressou no Seminário Arquidiocesano São José de Manaus no dia 18 de fevereiro de 1989, cursando Filosofia e Teologia no Centro de Estudos do Comportamento Humano – CENESCH, em Manaus.

O bispo auxiliar eleito é Mestre em Teologia com especialização em Teologia Dogmática junto a Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Na Arquidiocese de Manaus trabalhou nas paróquias de Cristo Libertador, Santa Luzia da Matinha, São Lázaro, Santa Cruz, Nossa Senhora Auxiliadora e São Raimundo. Também assumiu diversos cargos arquidiocesanos: coordenador da Pastoral Vocacional, coordenador da Pastoral Presbiteral, cargo que também assumiu no Regional Norte 1, diretor do Instituto de Teologia, Pastoral e Ensino Superior da Amazônia – ITEPES, membro do Colégio de Consultores e reitor do Seminário São José, serviço que assumia no momento de sua nomeação episcopal. Foi secretário Executivo do Regional Norte 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Em nível nacional foi secretário da Comissão Nacional de Presbíteros da CNBB e vice-presidente da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil – OSIB, da CNBB. Grande conhecedor da Igreja da Amazônia, participou de diversos encontros dos Bispos da Amazônia e foi auditor na Assembleia Sinodal do Sínodo para a Amazônia, colaborando com a Equipe de Síntese da REPAM-Brasil. Em agosto de 2023 foi eleito um dos vice-presidentes da Conferência Eclesial da Amazônia (CEAMA).

Com Informações da comunicação CNBB Norte1

Artigo anteriorEm Iranduba, Corpo de Bombeiros monta força-tarefa para combater incêndio em área de mata
Próximo artigoMarina Ruy Barbosa vai à Justiça contra Débora Nascimento. Entenda!