Por ser um espaço amplo e cheio de oportunidades, a internet é fundamental na vida das pessoas, pois é repleta de informações que nos auxiliam no dia a dia, sobretudo, crianças e adolescentes na hora dos estudos. Tendo em vista isso, a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Cibernéticos (Dercc), faz um alerta sobre o perigo do cyberbullying nas redes sociais para os jovens.

Para entender o que é este ato, é preciso saber que o termo “Cyber” significa cibernéticos, e “Bully”, valentão ou briguento. Dessa forma, o cyberbullying é a prática de intimidação e perseguição no ambiente virtual, ultrapassando as barreiras da agressão física e psicológica que caracterizam o bullying. Normalmente, a violência é muito recorrente entre os jovens e acontece, principalmente, pelas redes sociais.

O delegado Reinaldo Figueira, titular da Dercc, explica que os casos de cyberbullying, muitas vezes, estão relacionados à ambientes escolares. De acordo com a autoridade policial, o adolescente em questão pode cometer o ato infracional por acreditar estar fazendo uma brincadeira com o colega.

“É muito importante salientar que ao praticar este delito, por ser menor de idade, ele cometerá um ato infracional e estará passível das penas da lei”, disse Figueira.

Orientação – O titular da Dercc orienta que os pais fiquem atentos para identificar se seus filhos estão sendo vítimas de cyberbullying. Segundo ele, o comportamento das crianças e adolescentes é um fator indicador fundamental para ajudar a combater esse crime.

“Se o jovem estiver muito cabisbaixo e retraído, deixando de praticar atividades que ele tinha o costume de fazer e agir de maneira diferente do habitual, é importante que os responsáveis fiquem alerta e busquem esclarecer e questionar o que está acontecendo”, reforçou Figueira.

Caso as intimidações e ataques persistam, mesmo após intervenção da escola, é importante que os pais saibam que podem procurar a unidade especializada para que as denúncias sejam realizadas, bem como o Boletim de Ocorrência (BO), para que assim, os policiais iniciem as investigações.

Registro de Ocorrência – As pessoas podem procurar a Dercc, que fica localizada nas dependências da Delegacia Geral, na avenida Pedro Teixeira, bairro Dom Pedro, zona centro-oeste, ou ainda, registrar o BO pelo site da Delegacia Virtual (Devir), por meio do endereço eletrônico: https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal/, e anexar as provas (prints, boletos falsos e outros documentos) necessários para que as investigações possam iniciar.

Artigo anteriorLâmpadas de LED são instaladas em pontos de ônibus
Próximo artigoMiguel Falabella se despede de Luis Gustavo: ‘Extraordinário talento’