
Projeção divulgada nesta terça-feira, 13, pela Perspectiva, Mercado e Opinião, indica que o senador Omar Aziz (PSD) deve ficar com o maior tempo de exposição no horário gratuito do TRE em uma possível disputa nas próximas eleições para o governo do Amazonas.
De acordo com a publicação, somando 8 minutos e 27 segundos por bloco de 10 minutos, que representa cerca de 17% de todo o espaço diário disponível nos programas eleitorais, a projeção indica que Omar teria tempo de sobra em relação aos demais candidatos para interagir com os eleitores.
Atrás do senador, David Almeida (Avante), ficaria com o segundo maior espaço, com 5 minutos e 24 segundos e Maria do Carmo (PL), 3 minutos e 50 segundos.
Segundo o estudo, as legendas com maior estrutura nacional devem controlar boa parte do tempo de TV, fator historicamente decisivo em campanhas majoritárias no Amazonas. “O PSD de Omar Aziz, o PL da professora Maria do Carmo e a federação União Brasil/PP, ligada ao grupo do governador Wilson Lima, concentram o maior tempo de exposição”, destaca o trabalho.
Diferente do PSD de Omar Aziz e do PL, de Maria do Carmo, a Perspectiva avalia que pequenas legendas, como Agir, Democracia Cristã, Mobiliza, PCB, PCO, PMB, PRTB, PSTU e UP — não terão direito a nenhum segundo de propaganda, nem mesmo à parcela de 10% que era tradicionalmente repartida entre todos os partidos.
A Perspectiva, Mercado Opinião sustentou o seu trabalho na legislação eleitoral vigente, que define 20 minutos diários (1.200 segundos) de propaganda — divididos em dois blocos de 10 minutos cada. Desses, 90% (1.080 segundos) são distribuídos proporcionalmente ao tamanho das bancadas eleitas na Câmara dos Deputados em 2022, e 10% (120 segundos) são divididos de forma igualitária entre os partidos com representação parlamentar.
Confira










