Depois de aprovar o PL 1.581/2020 pela unanimidade dos partidos na Câmara, o deputado federal Marcelo Ramos (PL-AM) conseguiu um acordo no plenário do Senado para projeto de sua autoria, que permite a destinação de recursos economizados no pagamento de precatórios para ações de combate ao coronavírus.

O texto autoriza, enquanto durar o estado de calamidade pública, que os descontos conseguidos através de acordos judiciais sejam destinados para políticas contra a covid-19. Para Ramos, o PL estimula uma saída consensual entre a União e os credores ao regulamentar o pagamento com desconto do precatório de grande valor — aquele que, sozinho, supera 15% da dotação orçamentária total reservada para essa finalidade a cada exercício.

“Essa regulamentação já foi feita em alguns estados e no Distrito Federal. Durante a discussão na Câmara apuramos que, somente em 2020, o Orçamento destinou R$ 24 bilhões ao pagamento de precatórios”, revela Marcelo Ramos.

O PL aprovado regulamenta acordos diretos da União para o pagamento com desconto de até 40% dos precatórios de grande valor e para encerrar ações contra a Fazenda pública. Precatório é uma ordem judicial para pagamento de dívidas dos governos federal, estaduais e municipais, cuja ação foi perdida pelo próprio Estado e transitada em julgado, ou seja, quando não cabe mais qualquer recurso. O projeto trata apenas dos precatórios federais.

Artigo anteriorMP suspeita que assessores de Damares tenham vazado dados da menina de dez anos estuprada
Próximo artigoCuba testará em humanos sua vacina contra Covid-19