Policiais militares da 1ª Companhia Independente de Polícia (CIPM), na Operação “Rodas Seguras”, durante a tarde e a noite de quarta-feira (03/06), apreenderam 19 motocicletas em variadas situações de irregularidades, no município de Eirunepé, distante 1.160 quilômetros de Manaus.

Na operação, foram apreendidas cinco motocicletas em restrição para andar em área urbana, uma motocicleta com características e escapamento adulterados e 13 motocicletas com escapamentos adulterados.

Os policiais estabeleceram posições nos principais pontos da cidade, onde várias pessoas foram abordadas e, quando flagradas com irregularidades, tiveram os veículos apreendidos, ao mesmo tempo em que foram orientadas a não incorrerem novamente na conduta irregular.

A ação aconteceu devido ao fato das motocicletas estarem sendo conduzidas por adultos e por menores de idade com escapamentos adulterados, conhecidos pelo público como “Fortuna” ou “Coyote” e causadores de grande poluição sonora quando utilizados. A altura do som é tanta que incomoda as pessoas e pode chegar a causar problemas de saúde.

A operação desta quarta-ferira teve caráter preventivo e educativo, com o objetivo de alertar as pessoas e dar a elas ciência da infração que estava sendo cometida. No caso em questão, perturbar o sossego alheio com o emprego de escapamentos adulterados figura na Lei de Contravenções Penais, em seu artigo 42, inciso III, que estabelece pena de 15 dias a três meses ou multa para quem “Perturbar o trabalho ou sossego alheio alguém, abusando de instrumentos sonoros ou sinais acústicos”.

Com informações da assessoria da PM

Artigo anteriorPE: Filho de doméstica morre em prédio de luxo aos cuidados da patroa (esposa do prefeito)
Próximo artigoWebnário debate sobre medidas de enfrentamento e combate ao trabalho infantil em tempos de pandemia e de isolamento social no Amazonas e Roraima