Adultos e crianças acima de 12 anos interessados em participar dos atendimentos oferecidos pela Policlínica Odontológica da Universidade do Estado do Amazonas (avenida Codajás, nº 25, Cachoeirinha, no prédio anexo à Escola Superior de Ciências da Saúde – ESA, zona sul) devem se dirigir até o local para realizar suas triagens.

Segundo o coordenador da Policlínica, Marcelo Carvalho, a distribuição das senhas para realização de cada triagem acontecerá às segundas, quartas e sextas-feiras, em horário comercial, e às quintas, no período da manhã. Ao todo, serão disponibilizadas 30 senhas por período.

“Fazer a triagem agora não significa que o paciente vai ser atendido imediatamente”, explica. O período de espera pode variar de acordo com a oferta das disciplinas no curso de Odontologia, mas isso será informado ao paciente.

A triagem de novos pacientes teve início nesta quinta-feira, 6 de março, e seguirá até completar o banco de pacientes da Policlínica – que pode chegar a três mil pessoas. “São pacientes que vem de lugares distintos. Todos serão examinados pelo aluno com a supervisão de um profissional, que é um professor. Essa é a principal característica das ações desenvolvidas na Policlínica”, disse o coordenador.

Serviço gratuito – Os atendimentos realizados na Policlínica Odontológica da UEA são gratuitos e divididos em baixa, média e alta complexidade. “A maioria deles é de baixa e média e complexidade como restauração, extração e tratamento de canal. Nós fazemos atendimento de alta complexidade também, mas o volume é menor”, afirmou.

O reitor da UEA, Cleinaldo Costa, ressalta a importância da Policlínica Odontológica da Universidade não somente na formação dos futuros profissionais em Odontologia, mas também no atendimento qualificado da população atendida.

“Além de proporcionar aos acadêmicos de Odonto da UEA o ambiente necessário para a prática das atividades essenciais à sua formação e, ainda, conhecimentos em pesquisa, a Policlínica também cumpre seu papel de cunho social, uma vez que oferece atendimento odontológico à população que não possui condições de pagar pelos serviços”, disse o reitor.

Atendimentos realizados – Em 2013, a Policlínica Odontológica da UEA registrou um total de 19.946 procedimentos realizados e 9.185 pacientes atendidos. Foram pouco mais de mil atendimentos por dia, sendo a maior parte dos pacientes pessoas acima de 10 anos.

Outro ponto destacado é quanto à satisfação dos atendimentos. A Policlínica Odontológica da UEA é referência nos serviços que não podem ser realizados no âmbito da atenção básica na Prefeitura de Manaus e Governo do Estado. “A Policlínica funciona como uma significativa alternativa para o Município, que não consegue atender a totalidade da demanda de pacientes na rede pública”, finalizou Carvalho.

Artigo anteriorTorcedor terá de caminhar muito para chegar a Arena da Amazônia e assistir Nacional e Clube do Remo pela Copa Verde
Próximo artigoFundação Hospital Adriano Jorge recebe 28 novos residentes