O prefeito do Município de São Sebastião do Uatumã, Jander Paes de Almeida, foi condenado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) ao pagamento de multa no valor de R$ 6.827,19 por prática de nepotismo.

A decisão é do dia 30 de novembro deste ano, assinada pelo Auditor-Relator Alber Furtado de Oliveira Júnior, que acolheu representação de autoria da Ouvidoria do órgão. O recolhimento da multa deve ser cumprida em 30 dias.

Jander Paes de Almeida, segundo a decisão, ignorou Súmula Vinculante (SV) nº 13, do STF ao contratar a irmã Jane Paes de Almeida para exercer cargo na prefeitura do município.

De acordo com a súmula vinculante, “a nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança ou, ainda, de função gratificada na administração pública direta e indireta em qualquer dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, viola a Constituição Federal”.

Além da prática de nepotismo, o TCE destacou que Jane Paes de Almeida que não preenche os requisitos para o exercício do cargo de Secretária de Finanças e Controle Interno.

Confira Decisão

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

Download

Artigo anteriorPrefeito de Borba será investigado pelo MPE por improbidade administrativa na realização da luta de MMA no dia 11
Próximo artigoSine Manaus oferece 65 vagas de emprego nesta quarta-feira, 15/12