A Prefeitura de Manaus mantém a campanha de vacinação contra a dengue na capital, oferecendo o imunizante em oito unidades de saúde neste sábado, 16/3, das 8h às 12h. A vacina Qdenga está disponível para o grupo de crianças e adolescentes dos 10 aos 14 anos de idade, totalizando 162 mil pessoas. A meta é vacinar 90% desse público-alvo. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), até o dia 13/3, um total de 16.268 pessoas haviam sido vacinadas.

O subsecretário municipal de Gestão da Saúde, Djalma Coelho, destaca a importância da vacinação como uma medida eficaz de proteção contra a doença. “A vacinação é parte de uma estratégia adotada pelo Ministério da Saúde com o objetivo de proteger as crianças e os adolescentes desta arbovirose, que tem desafiado a saúde pública em todo o Brasil. Pedimos que os pais aproveitem o sábado para vacinar suas crianças”, ressalta Djalma.

Em conformidade com o Ministério da Saúde, a Semsa está oferecendo as vacinas em unidades com maior capacidade de acolhimento ao público vacinado, permitindo que permaneçam em observação por um período de 15 a 30 minutos, para que possíveis reações alérgicas sejam monitoradas.

A nota técnica emitida pelo Ministério da Saúde destaca a importância de administrar a Qdenga de forma isolada, com um intervalo de 24 horas entre as vacinas de rotina para esta faixa etária (Hepatite B, HPV, Meningocócica ACWY e Antitetânica). Para as vacinas atenuadas (Febre Amarela, Varicela e Tríplice Viral), é necessário aguardar 30 dias antes de administrar a Qdenga.

Durante os dias úteis da semana, a vacina contra a dengue está disponível em 73 estabelecimentos de saúde, que podem ser consultados através do link: https://bit.ly/salasvacinaqdenga.

Confira as unidades de saúde em funcionamento neste sábado, 16/3.

Zona Norte

Clínica da Família Carmen Nicolau – Rua Santa Tereza D’Ávila, s/nº, Lago Azul (que funciona das 8h às 18h aos sábados, domingos e feriados)

USF Áugias Gadelha – Rua A, s/nº, Cidade Nova 1

USF Major PM Sálvio Belota – Rua João Monte Fusco (antiga rua das Samambaias), nº 786, Santa Etelvina

Zona Sul

USF Doutor José Rayol dos Santos – Avenida Constantino Nery, s/nº, Flores

Zona Leste

USF Alfredo Campos – Alameda Cosme Ferreira, s/nº, Zumbi dos Palmares

USF Amazonas Palhano – Rua Antônio Matias, s/nº, São José Operário

Zona Oeste

USF Deodato de Miranda Leão – Avenida Presidente Dutra, s/nº, Glória

USF Leonor de Freitas – Avenida Brasil, s/nº, Compensa 1

Artigo anteriorANTICOMUNISMO – Felix Valois
Próximo artigo57º Festival de Parintins: Abertura oficial marca expectativas econômicas e culturais