
A Prefeitura de Manaus, por meio da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), vinculada à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), divulgou nesta segunda-feira (3/6), a primeira chamada dos classificados nos programas Bolsa Pós-Graduação (PBPG) e Bolsa Idiomas (PBI). A lista completa foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) e também está disponível nos portais https://sgbp.manaus.am.gov.br e https://sgbi.manaus.am.gov.br.
Ao todo, 12.927 candidatos foram classificados, sendo 4.682 para os 185 cursos de especialização oferecidos pelo PBPG e 8.245 aprovados para os cursos de sete idiomas diferentes, por meio do PBI. As bolsas ofertadas têm descontos que variam entre 50%, 75% e 100%.
Segundo o secretário da Semad, Célio Guedes, o resultado reforça o compromisso da atual gestão com a ampliação do acesso à educação.
“A Prefeitura de Manaus, sob a liderança do prefeito David Almeida, tem buscado ampliar as oportunidades educacionais, inclusive por meio de parcerias com a rede privada. Essa iniciativa garante que estudantes de baixa renda possam avançar nos estudos, desde a graduação até a pós e o aprendizado de um segundo idioma”, destacou.
Prazos e próximas etapas
Candidatos que desejarem interpor recurso contra o resultado preliminar devem comparecer à sede da Espi, localizada na avenida Compensa, nº 770, bairro Vila da Prata, zona Oeste, até às 14h de quinta-feira (5/6).
A próxima etapa consiste na apresentação presencial da documentação para comprovar as informações prestadas durante a inscrição.
-
Para os classificados no PBPG, o prazo será de 16 a 18 de junho, das 8h às 15h, na Instituição de Ensino Superior (IES) para a qual o candidato foi selecionado.
-
Para o PBI, o período será de 30 de junho a 2 de julho, na Instituição de Ensino de Língua Estrangeira (Iele) indicada na inscrição.
O diretor-geral da Espi, Aurilex Moreira, reforça que a concessão da bolsa só será efetivada após a validação documental.
“É fundamental que não haja divergências nas informações declaradas e que toda a documentação exigida seja entregue corretamente. Sugerimos que os candidatos façam um checklist antes de se dirigirem às instituições”, orientou.
Inclusão socioeducacional
Os programas PBPG e PBI integram o Programa de Inclusão Socioeducacional da Prefeitura de Manaus, ao lado do Bolsa Universidade (PBU), que, juntos, disponibilizaram mais de 144 mil oportunidades em 2025 para moradores da capital com comprovada baixa renda.
-
O PBU, lançado em dezembro de 2023, ofertou 47.680 bolsas de graduação.
-
O PBPG distribuiu 60.320 bolsas para cursos de pós-graduação lato sensu, na modalidade presencial.
-
Já o PBI ofereceu 36.021 bolsas para cursos básicos de idiomas em 17 instituições particulares, nas línguas: inglês, espanhol, francês, italiano, alemão, japonês e mandarim.