Para o segundo turno, o horário eleitoral gratuito (no rádio e na TV) no Amazonas, será bem diferente de todo o país, que começa a veicular as inserções na quinta-feira (9). Os advogados das coligações "Renovação e Experiência", do senador Eduardo Braga (PMDB), Daniel Nogueira e "Fazendo mais por nossa gente" do governador José Melo (PROS), José Fernandes Júnior, decidiram que as inserções só irão ao ar a partir da próxima segunda-feira (13).

De acordo com Júnior Fernandes, ele se reuniu com Daniel Nogueira, e acertaram que devido a campanha de primeiro turno que foi muito corrida seria bem melhor dar início a propaganda somente na segunda-feira.

"Tivemos um primeiro turno muito cansativo para os candidatos e no meu entendimento e do doutor Daniel Nogueira, entendemos que será um pouco mais acirrado, não de ofensas", disse Fernandes, que aproveitou a reunião para falar a respeito de um direito de resposta concedido a Omar Aziz, que acabou não sendo cumprido pela TV, que apesar de uma determinação judicial não veiculou.

Daniel Nogueira, disse que com a veiculação da propaganda eleitoral gratuita no rádio e TV, somente na segunda-feira, os candidatos poderão apresentar um programa de melhor qualidade. "Serão propagandas de dez minutos que irão ao ar até aos domingos", acrescentou.

Os representantes das duas coligações informaram a decisão de transferir o inicio da propaganda eleitoral gratuita para a segunda, na reunião com a desembargadora Socorro Guedes, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas, minutos depois dela anunciar o resultado do pleito.

"A ideia é eles terem mais tempo e prepararem um programa com mais qualidade. Só são dois candidatos e teremos a oportunidade de ouvir as propostas e depois se decidir", disse a presidente da reunião onde também estiveram presentes o desembargador João Mauro Bessa, vice-presidente e corregedor do TRE, o juiz Henrique Veiga e a juíza Maria do Perpetuo Socorro da Silva, da propaganda e mais o juiz Didimo Santana, da comissão de totalização.

Foto André Dias

O juiz Henrique Veiga, coordenador da propaganda, fez o sorteio das inserções das coligações

No encontro o juiz Henrique Veiga, acompanhado de Júnior Fernandes e Daniel Nogueira, fizeram o sorteio da propaganda e a coligação de Braga, ganhou os dois sorteios de início da propaganda e início das inserções.

A propaganda

A propaganda eleitoral gratuita será dividida em blocos e em inserções. A propaganda em rede ou bloco é aquela divulgada em todas as emissoras simultaneamente em horários pré-estabelecidos. Já as inserções são propagandas que ocorrem durante a programação normal das rádios e televisões (das 8 horas às 24 horas), veiculadas ao longo dos intervalos comerciais, com duração de até 60 segundos.

Horário eleitoral em blocos – O horário destinado à divulgação da propaganda eleitoral gratuita em blocos será dividido em dois períodos diários de 20 minutos, inclusive, aos domingos, iniciando-se às 7 horas e às 12 horas, no rádio, e às 13 horas e às 20h30min, na televisão (horário de Brasília). O tempo de cada período diário será dividido igualitariamente entre os candidatos, ou seja, 10 minutos para cada concorrente aos cargos.

Artigo anteriorPECHA OFENSIVA: Intimação da Justiça para esclarecer paternidade não gera dano moral
Próximo artigoAcadêmicos participam do lançamento e atividades da campanha Outubro Rosa