Juiz Márcio André Lopes Cavalcante, da 9ª Vara Cívil da SJAM

Uma decisão do juiz federal Márcio André Lopes Cavalcante, da 9ª Vara Cívil da SJAM, repercutiu nacionalmente neste domingo, nela, o magistrado determinou que o Ibama devolva a capivara Filó ao influenciador Agenor Tupinambá e à região em que habitava.

 “Conforme já explicado, a capivara Filó, até poucos dias, vivia em seu habitat costumeiro, estando em boas condições de saúde. Foi levada abruptamente do interior do Estado para a capital e encontra-se em condições que são desconhecidas, dos demais órgãos de proteção ambiental e de toda a sociedade, que tem o direito de saber o estado de saúde e as condições em que a capivara está vivendo. Percebe-se, portanto, claramente que o IBAMA está violando seu dever de transparência e de informação ambiental”, disse o magistrado em sua decisão.

Antes de atuar no TRF-1, Cavalcante foi Defensor Público do Amazonas, Promotor de Justiça e Procurador do Estado na Procuradoria Geral do Estado do Amazonas. Ele também dá aulas de Direito por meio da internet. O site “Dizer o Direito”, do qual é editor, acumula 520 mil seguidores no Instagram.

Cavalcante acumula, ainda, a função de juiz eleitoral no Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas. No ano passado, chegou a indeferir pedido do senador Eduardo Braga (MDB) sobre a retirada de uma pesquisa de intenção de voto. (Com o Metrópoles)

Justiça determina que capivara ‘Filó’ volte a morar com Agenor Tupinambá

Artigo anteriorIrmãs colombianas são executadas a tiros em Tabatinga em frente a uma casa de shows na avenida da Amizade
Próximo artigoPrefeito David Almeida inaugura Casa de Praia Zezinho Corrêa e enfatiza investimentos no turismo