Com vasta experiência em locução publicitária, dando voz às propagandas de empresas multinacionais e internacionais, o comunicador Mateus Arruda tem quase 25 anos dedicados à comunicação de grandes marcas empresariais, por meio do rádio, tv e internet.

No currículo, o amazonense de 42 anos coleciona trabalhos para os mais variados segmentos comerciais em âmbito local e global, como TV Lar, Braga Veículos, Solimões Veículos, Nova Era, Santo Remédio (rede regional com quase 70 lojas), Flex Farma. Carrefour SP, Mister Músculo (voz padrão), Avon (voz padrão), Tim Pré-Nacional, Cruzeirense, Cerveja Brahma, Devassa, Governos do Amazonas e de Sergipe, Mosanto Brasil, Coca Cola, Honda Motores, Music Nui (São Paulo), Land Vitoria – Jaguar, Contauto Caminhões- F4000, Brasil Telecom, Vivo, Claro, dentre outras, além da Lexus Studios Filmes (EUA), eleita a melhor empresa de filmes de casamento cinematográficos de Boston, em 2016.

Além da locução comercial, Mateus possui experiência como mestre de cerimônias em eventos que vão desde a classe coorporativa até os de debutantes ou casamentos. É capaz de conduzir um show de forró e ainda uma festa gospel, valorizando o perfil de cada cliente, inclusive em outro idioma, a língua inglesa. Vencendo a timidez, começou sua carreira aos 19 anos na Rádio RBN, depois atuou em outros grandes veículos de comunicação no Amazonas, Acre e Amapá.

“Aprendi da pior maneira a trabalhar neste mercado. Não tínhamos cursos na época, comecei aprendendo na marra, meio autodidata. E aí você percebe que foi a pior maneira de aprender, mas a gente cria resiliência. Nós ficamos mais fortes para a vida. Coisa que quem está chegando ao mercado agora, não precisa passar pelas mesmas dificuldades porque hoje existe até faculdade na área. Sou muito grato a Deus, meus pais e irmãs, minha esposa Rejane, minhas filhas Duda e Lelê e aos profissionais que conheci, trabalhei ou não, mas que fizeram e fazem toda a diferença na minha vida”, resume o comunicador sua trajetória.

Perfil Profissional

Graduado em Administração de Empresas com ênfase em Marketing, Mateus é inquieto por natureza e se descreve como um eterno aprendiz. Possui dezenas de cursos de locução em diversas áreas: comercial, publicitária, estúdio, esportiva, celebrante de casamentos, publicidade, apresentação de eventos; e ainda: organização de eventos e mestre de cerimônias.

Espírito Empreendedor

Com veia empreendedora, há quase 10 anos Mateus comanda um estúdio idealizado por ele mesmo, gerando direta e indiretamente quase cem empregos. Segundo ele, o faturamento mensal é de 60% da própria renda dentro do que ele produz. Ele grava média 70 locuções por mês e possui um cast de 60 profissionais da região que agencia.

“Vale ressaltar que é um mercado pouco valorizado, mas um off por exemplo de 30 segundos custa em torno de R$200, dependendo do segmento e do cliente. Portanto, eu incentivo muito os meus colegas de profissão a investirem no seu talento”, alerta Arruda, acrescentando que é preciso disciplina, foco e cuidados essenciais com a voz como dormir bem e hidratar a garganta.

Mentoria

O conhecimento deve ser compartilhado, e por isso Mateus decidiu que sua experiência deveria ser transmitida a outros comunicadores. Como palestrante, desenvolve trabalhos sociais com empresários e ministra oficinas gratuitas para jovens há pelo menos 15 anos. Já passaram por seus treinamentos, profissionais renomados como Ivan Nascimento, Sidney Rodrigues, Jonilson Sena (primeiro sargento da Polícia Militar que é radialista, Marcelo Melo, dentre outros.

O ex-radialista do Acre, e atualmente psicólogo Arif Calacina conta que ter participado de treinamentos com Mateus Arruda fez toda a diferença na sua carreira.

“Mateus Arruda é um comunicador de excelência comprovada. Para mim, em especial, o convívio com o Mateus foi muito significativo, pois graças às suas orientações objetivas tive a oportunidade de me aperfeiçoar técnica e profissionalmente. A isso serei grato por toda a vida”, destaca.

Nas ondas do rádio, das propagandas online ou na tv, encurtando distâncias geográficas e dando voz a diferentes segmentos, Mateus Arruda mostra que sabe como fazer comunicação diante dos desafios contemporâneos.

Paulo Pacheco, produtor e proprietário da Visual Mídias, uma das empresas para quem Arruda também presta serviços com sede nos Estados Unidos, destaca que o trabalho de Mateus Arruda vai além da expectativa de quem o contrata.

“Sua voz e sua interpretação são fenomenais. Todos os scripts que solicitamos a ele, sempre vem com um diferencial. Ele faz melhor do que esperamos. Eu assino embaixo do trabalho dele. É um profissional excepcional, acima da média e totalmente fora da caixa. Excelente. Obrigado por quem você é e pelo profissional diferenciado”, externou Pacheco.

Artigo anteriorPrefeito premia ganhador do Concurso-Prêmio Identidade Visual da Mascote Sauim-de-Manaus
Próximo artigoProjeto Pirayawara: onze indígenas recebem certificados de magistério da Seduc-AM